DE VOLTA AO INTERNATO DO COLÉGIO PEDRO II / Eduardo Cyntrão

O conteúdo dessa saborosa narrativa - entre o testemunhal e o ficcional - retrata um período expressivo da história do Internato do Colégio Pedro II, da educação brasileira e do País. Como sabemos, não há um registro comentado e aprofundado sobre esta importante página do Colégio e sobre a formação de excelência que oferecia, lacuna que  o livro de Eduardo Cyntrão vem agora preencher.

Nesta importante e exclusiva narrativa sobre o Internato do Colégio Pedro II faremos uma viagem histórica, conduzida pelo olhar do autor, ex-aluno do Colégio Padrão do Brasil na década de 1940... aquela trágica, da Segunda Guerra Mundial, das transformações espantosas de mentalidade, hábitos e costumes; a década que deu origem ao progresso vertiginoso em todas as áreas, no Brasil e no mundo. Coube aos alunos daquela época viver os estertores do Internato, cuja criação remonta à Idade Média. A verdade é que não cabia mais. Assim, questões pedagógicas, éticas, políticas e culturais do século XX se sucedem, capitaneadas pela memória do autor. Com a agilidade de seu estilo de cronista e enfoques inteligentes ao traçar paralelos entre o presente e o passado, oferece-nos uma brilhante aula de vida.

Eduardo Cyntrão (foto na capa) é professor de inglês aposentado, tendo atuado na docência e dirigido por 23 anos vários cursos do CCAA, o Centro de Cultura Anglo-Americana, instituição de ensino que ajudou a construir. É autor dos livros de contos e crônicas O Natal sem você (1987) e Raridades (1997), publicados pela Waldyr Lima Editora. Atualmente mantém o blog Crônicas do Cyntrão, sempre atualizado com reflexões diversificadas sobre literatura, música, cinema, futebol e assuntos da atualidade:
http://eduardocyntrao.blogspot.com

O conteúdo dessa narrativa – entre o testemunhal e o ficcional – retrata um período expressivo da história do Internato do Colégio Pedro II, da educação brasileira e do País. Como sabemos, não há um registro comentado e aprofundado sobre essa importante página do Colégio e sobre a formação de excelência que oferecia, lacuna que o livro de Eduardo Cyntrão vem agora preencher. Capítulos curtos se sucedem relatando as situações de ensino vivenciadas por alunos, professores e funcionários – todos personagens reais, perfilados a um só tempo com paixão e crítica pelo autor. As situações são descritas tendo como pano de fundo os diversos espaços onde se dava o processo educacional do Internato: as salas de aula, a biblioteca, o campo de esportes, o refeitório, os banheiros, o dormitório, os gabinetes e outros mais! Este é um livro para o público de todas as idades. Poético, por revelar uma enorme gama de sentimentos diante das mais variadas situações vividas à época naquela instituição. Emocionante, pela importância memorial. É com orgulho que apresentamos este livro – histórico para a Educação – no melhor estilo da literatura brasileira de formação do século XX.
Sylvia Helena Cyntrão - (filha) - Doutora em Literatura, Poeta e Professora da Universidade de Brasília
Rita Cristina Cyntrão - (filha) - Jornalista Redatora e Assessora das Faculdades CCAA
Felipe Cyntrão M. Corrêa - (neto) - Engenheiro Agrônomo, Músico e Técnico da Anvisa
Profª Sylvia Nepomuceno Cyntrão - Mentora de todos nós

Serviço:

De Volta ao Internato do Colégio Pedro II
Eduardo Cyntrão
Editora Scortecci
Memórias
ISBN 978-85-366-2568-3
Formato 14 x 21 cm 
396 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home