DE ABRAÇOS E CHEIROS / Angela Ramalho

As crônicas de Ângela Ramalho são conversas bem humoradas, divertidas, que se leem com prazer. Em poucas horas, como parece ser o seu objetivo - nesses tempos de tecnologia intempestiva - para facilitar, ir ao encontro dos jovens da geração PC, que não têm paciência para ler coisas longas. Mas que também vão satisfazer a leitores outros.  Ela se sai bem neste desvelar-se, escolhendo um gênero que só aparentemente é fácil, porém dotado de certas  armadilhas.

A crônica tem suas leis, não deve ser muito profunda, ou prolixa, porque corre o perigo de resvalar para o ensaio, ou não encontrar leitores; se superficial demais não desperta interesse ou confunde-se com nota social vazia, gratuita. Tem que dizer muito com poucas palavras. Sobretudo, não pode pesar. E ela é bem sucedida, circulando com naturalidade, borboleteando sobre os assuntos, muitos, de que se ocupa: seu status de pessoa integrada, o trabalho, os grandes temas da vida, o amor, as perdas, uma leve filosofia.  Vez em quando carrega o cenho e usa de muita seriedade, compondo verdadeiras obras primas, crônicas perfeitas, irrepreensíveis: De Abraços & Cheiros, crônica que dá nome ao livro, é um exemplo disso. De um modo geral a marca desse conversar consigo mesma é a extrema leveza. Que não nos permite largar o livro enquanto não se chega à última página. Como uma obra de ficção. Como um romance bonito que vai nos legar algum sentimento de pertença àquele universo amável.

Tem texto que cheira bem e tem texto que não bate com o seu cheiro. Ou você não bate com o cheiro dele. Mas texto é texto e cheiro é cheiro. E de texto e cheiro Angela Ramalho entende. De abraços também. Folheando por essas páginas você vai sentir-se abraçado (a). E a cada página lida, se aguçar bem os seus sentidos (e não precisa necessariamente ser os cinco), poderá sentir cheiros indescritíveis. E os abraços... Ah, os abraços! Só mesmo lendo para senti-los! Eles estão em todas as partes, desde a primeira até a última página. Sintam-se abraçados (as) nessas leves e deliciosas crônicas escritas com o coração, para ir ao encontro de outros corações!

Angela Ramalho é pedagoga em Maringá, PR. Escreve desde a adolescência, mas começou a publicar a partir de 2007, inicialmente no Jornal Letras Santiaguenses (Santiago, RS). Participou de diversas antologias pela CBJE – Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Por cinco anos consecutivos teve obras de sua autoria selecionadas para o Panorama Literário Brasileiro, tradicional publicação da CBJE que escolhe e publica os melhores textos do ano. Em 2010 publicou, pela Editora Livro Pronto (SP), os livros de poesias Palavras pedem passagem e Poeminhas dedicados. Ambos fazem parte do Catálogo Virtual das Livrarias Cultura e foram lançados em Maringá em 2010. Seus livros, bem como algumas antologias das quais participou, tiveram divulgação nos principais eventos literários nacionais e internacionais. No Brasil, participou da 21ª e 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo; Bienal do Livro de Alagoas; Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e Flipoços – Feira do Livro de Poços de Caldas. No exterior seus livros foram expostos e/ou divulgados na 62ª e 63ª Feira Internacional do Livro de Frankfurt (Alemanha); 37ª e 38ª Feria Internacional Del Libro de Buenos Aires (Argentina), na BookExpo América 2012 em Nova Iorque, além de divulgações e lançamentos na Argentina e em Portugal.
PRÊMIOS:
1. Premiada em 2010 com Menção Honrosa no Memorial da América Latina, SP, onde um texto de sua autoria foi classificado entre os 20 melhores num total de 1200 inscritos;
2. Recebeu em Curitiba, PR, o Troféu Prêmio Literarte de Cultura 2012;
3. Selecionada no Prêmio Sarau Brasil 2012 – Concurso Nacional Novos Poetas, entre 250 escritores, num total de 2321 inscritos.
Em 2010, seu livro Palavras Pedem Passagem foi indicado para leitura na “Vitrine do Faustão”, pelo apresentador Fausto Silva, em seu programa dominical na Rede Globo de Televisão.
Possui cadastro como escritora:
- Na REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras;
- No PORTAL DO POETA BRASILEIRO.
Contato:
xavier.arr@gmail.com
Blog:
naosoupatriciamaissoupoeta.blogspot.com

Serviço:

De Abraços e Cheiros
Angela Ramalho
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2727-4
Formato 14 x 21 cm 
76 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home