A MENINA DAS QUEIMADAS / Ronaldo Pereira de Lima

Zélia de Oliveira Rocha é uma mãe exemplar e uma mulher de fibra. Foi professora do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e aprendeu por conta própria a tecer renda de bilro, bordados rechilieu, ponto cruz, crochê, ponto cheio e a confeccionar roupas de tecidos. Seus dotes culinários despertavam o interesse e a curiosidade de quem experimentava suas comidas e quitutes. Apesar dos 79 anos, tem uma memória de dar inveja a muita gente, pois, lembra-se de fatos e histórias de sua infância, adolescência e juventude. Ela é a inspiração deste livro e o motivo dele existir. Com paciência e satisfação, falou de coisas que lhe aconteceram em um passado remoto e que a marcaram. Assim é dona Zélia, minha “sogra mãe”, quem respeito e admiro. Dedico a ela este trabalho e a parabenizo pelos 80 anos.
Ronperlim

O livro A Menina das Queimadas, a princípio, nos parece um livro de contos, mas na verdade as histórias nele contidas se entrelaçam de tal forma que se torna um livro coeso, expondo a trajetória de uma menina desde a sua infância até a adolescência. Ele tenta retratar as dificuldades, os costumes e as crenças que eram impostas as crianças, aos adolescentes e aos jovens dos anos trinta e quarenta. 

Ronaldo Pereira de Lima nasceu em Porto Real do Colégio, Alagoas, e reside atualmente em Cedro de São João, Sergipe. Começou sua escrita em 1992, mas publicou pela primeira vez em 1999 o poema Sociedade Blindada pelo Jornal Folha Regional de Girau do Ponciano – Alagoas. A partir daí publicou em outros jornais, a exemplo de A Tribuna Penedense de Penedo - Alagoas, O Jornal Cultural Mensageiro do Rio Grande do Sul, Notas Literárias de Maceió – Alagoas; dentre outros. Em 2003 organizou e foi coautor de A Minicoletânea de Escritores Colegienses, seguido por Ás margens do rio rei (2006), coautor do livro Ritmo Vital (2007), coautor de O lugar da poesia e da prosa (2008), Agonia Urbana (lançado na IX Bienal Internacional do Livro da Bahia em 2009), Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura (2010), Laura (Prêmio Alina Paim concedido pelo estado de Sergipe em 2011). Em julho deste ano participou do 1º Encontro de Escritores Alagoanos Independentes, realizado na cidade de Pilar, organizado pelo site “Escritores Alagoanos”, do qual é membro. Recentemente tornou-se colaborador do site “Identidade Alagoana”. Na net seus textos podem ser lidos no blog: ronperlim.blogspot.com.br e desde 2007 é colunista do jornal online Tribuna da Praia.

Serviço:

A Menina das Queimadas
Ronaldo Pereira de Lima
Editora Scortecci
Memórias
ISBN 978-85-366-2896-7
Formato 14 x 21 cm 
52 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home