MERCADO IMOBILIÁRIO / Genival E. de Souza

Tradicionalmente é mais fácil desenvolver estratégias para influenciar os consumidores depois que entendemos por que as pessoas compram certos produtos ou marcas. Consumidores apenas vão querer pagar por produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades, isso não ocorre se a empresa não entender completamente como os compradores consomem ou usam um produto em particular. São Paulo tem uma posição geográfica de destaque, bastante privilegiada, a cidade destaca-se por ser um grande local de oportunidades para o crescimento do mercado de habitação.

Neste livro destacamos a importância de ideias serem debatidas com vários profissionais do mercado imobiliário, como empresas intermediadoras, construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis autônomos, engenheiros civis e arquitetos, para uma melhor reflexão e sucesso do negócio. Como o objetivo deste trabalho visa aumentar o conhecimento sobre o processo de decisão de compra, o estudo relaciona vários fatores e atributos que influenciam a decisão de compra de imóveis residenciais, do tipo apartamento na Cidade de São Paulo através de pesquisa exploratória.

O trabalho apresenta estudos sobre a preocupação com o verde e o meio ambiente, normas e questões socioambientais. Empreendimentos sustentáveis que possibilitem mecanismos de reúso de água, novos produtos para economizar energia, torneiras e descargas automáticas para economia de água devem ser preocupação do empresário da construção do futuro, uma exigência do mercado. As pessoas já se preocupam com questões relacionadas ao respeito à ecologia e “qualidade de vida”. Reduzir madeiras na construção civil e, no caso de utilização, priorizar o uso de madeira ecológica, de reflorestamento; reaproveitamento de materiais diversos como entulho; redução de energia; ferros; coleta seletiva de lixo nos edifícios, pilhas, baterias e outros materiais extremamente danosos ao meio ambiente. Decorre disto o fato de que cada empreendimento apresenta características únicas quanto à localização, as quais configuram sua acessibilidade, infraestrutura e vizinhança.

É através destas características que o consumidor de apartamentos residenciais vai fazer distinção em sua decisão de compra. É um livro recomendado tanto para profissionais do mercado imobiliário, quanto para qualquer consumidor que pretende comprar ou participar de algum tipo de decisão de compra de imóvel. O livro também pode ser considerado uma importante fonte de pesquisa para estudiosos e pesquisadores interessados em estudos voltados para o mercado imobiliário habitacional e comportamento do consumidor.

Genival Evangelista de Souza é Mestre e Bacharel em Administração, Pós-graduado em Engenharia de Software. Consultor com experiência profissional no mercado imobiliário na área de administração com ênfase em marketing, estratégia, empreendedorismo, competitividade empresarial, treinamento de pessoas, implantação e gerenciamento. É professor universitário em cursos de graduação, pós-graduação e gestão tecnológica. Tem projetos de consultoria relacionados com administradoras e corretoras de imóveis há mais de 20 anos. Aumentou o número de empresas que optam pela contribuição dos consumidores, ajustando suas decisões em relação aos produtos, preços, promoções e operações, considerando o que é mais relevante. Tudo que o consumidor compra e usa é sempre fruto de um processo decisório. Este processo passa por vários estágios ou momentos que revelam o comportamento dos consumidores quando buscam atender suas necessidades. Construtoras e incorporadoras que realizam o desenvolvimento de projetos, lançamentos e vendas de imóveis, precisam conhecer o que é mais importante e significativo para seus consumidores, pois necessitam satisfazer suas necessidades e seus desejos conforme suas características individuais. A crescente urbanização que ocorre em grandes cidades como São Paulo, localizadas em países considerados em desenvolvimento, tem sido frequentemente observada e documentada. O mercado de lançamentos imobiliários de São Paulo é estudado e analisado, com enfoque nas características intrínsecas e extrínsecas pertencentes a cada tipo de imóvel, a fim de verificar quais atributos, ou “pacote” de atributos, mais interferem nos preços de venda dos imóveis. Consumidores desejam projetos modernos e inteligentes. Tais projetos devem considerar o desenvolvimento de tecnologias e, conforme o caso, devem sempre prever modernidades. Espaços convenientes para as necessidades da dona de casa, espaço para jovens e crianças, fiações embutidas para salas de Internet, home theater, escritórios de atendimento com pontos para computadores, fax e outras inovações que são fundamentais. O maior percentual de construções nas grandes cidades é de incorporadores de imóveis residenciais, ou seja, empreendimentos habitacionais.

Serviço:

Mercado Imobiliário
Fatores que Influenciam a Decisão de Compra de Imóveis
Genival E. de Souza
Scortecci Editora
Comportamento
ISBN 978-85-366-2742-7
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2012

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