CONTOS REUNIDOS / Pâmela Lino (org.)

Contos reunidos apresenta oito autores da pujante nova literatura paulista. Autores pertencentes ao Grupo da Rua Três, nascido em meados do ano de 2011 no porão da Casa da Cultura de Araraquara a partir do Curso de Produção Literária, oferecido pelo Núcleo de Formação. O Grupo da Rua Três criou a sua identidade tendo por inspiração a tradição literária araraquarense, berço de Macunaíma – escrito na Fazenda Sapucaia –, do ilustre filho Inácio de Loyola Brandão, autor de Zero, e de grandes pensadores como Ruth Cardoso e Gilda de Melo e Souza, que passou sua infância na cidade.

A produção aqui apresentada demonstra o forte caráter humanístico numa ficção permeada por realidade e reflexões. As narrativas, sempre muito surpreendentes em seus desfechos, trazem algo em comum: personagens em primorosos conflitos pessoais. Um escritor que vê sua ficção ganhar vida diante de si e precisa decidir vivê-la ou não, um jovem que vai descobrindo sua vida dentro de eventos dramáticos e reais, uma mulher que percebe seu mundo dissipando-se e tenta alcançá-lo, dois amigos tomados pela dor tentando buscar um saída para a felicidade, um pequeno garoto que conhece o que é a desilusão, um imperador aprendendo seu ofício, uma jovem dando passagem à vida e um soldado descobrindo na perda a grandiosidade de um amigo: narrativas tão legítimas que poderiam ser reais, personagens tão próximos a nós que poderíamos estar em seus lugares. Seja na escolha dos cenários ou dos nomes, há sempre um propósito em cada detalhe das composições. Textos como estes, certamente farão com que seus leitores sintam-se respeitados e considerados na composição de cada obra, e acima de tudo, que deixem de lado o peso do mundo embarcando nas histórias: uma pausa para conhecer universos diferentes.

– Mal posso acreditar! A esta hora já devo ser um homem casado...
O casamento de Pedro
Carlos A. S. Roza

– Tentava limpar o suor da testa antes de entrar, mas Helena o surpreendeu na sala, segurando um envelope.
A orquídea alba
W. Augusto Marcolino

– Eu analisei a situação e concluí que você é responsável pela dívida.
O antiquário
Yvone Salete Z. da Silva

– Acho que encontrei o povo da cidade, Teresinha.
O enjeitado
Lucas Alexandre de Carvalho Dias

– Mas por que tanto desespero? Não foi você quem sempre desejou que algo de diferente acontecesse nesta sua vida mesquinha?
Último suspiro de humanidade Richard Montezino

– ... eu vejo muitas mulheres. Estão todas presas em labirintos.
Labirintos da alma
Victor Costa

– Então seu pai é metalúrgico?  Que interessante!
Amarras metálicas
Sônia Cassoli

– Como adivinhar que deveríamos morrer tão jovens?
Camaiore
Assis Furtado

Serviço:

Contos Reunidos
Pâmela Lino (org.)
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2758-8
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home