CAMINHOS DIVERSOS / Bernadete de Lourdes Michelato

Caminhos Diversos”, obra da escritora paranaense Bernadete de Lourdes Michelato, é  uma coletânea de poemas sobre temas variados. Seus versos ora se revestem de candura diante das belezas naturais, seu recanto predileto; ora expressam sua permanente indignação perante as injustiças sociais; por vezes, manifestam seu incondicional amor pelos companheiros da jornada terrestre; de outras, deixam escapar sua infinda esperança no futuro e entremeiam indefinida e edênica saudade esparsa pelas veredas vivenciais.

No remanso literário, imergem  e flutuam as vagas horas de toda uma existência para sorver a essência do belo e aspergi-la suave pelas letras da arte. Há quem se manifeste pela vertente objetiva da linguagem jornalística, ao informar e repassar mensagens singelas no ofício de apresentar os conhecimentos. Outros, nem tanto, com a carícia das nuances dos significados enfeitiçam as frases e passam a representar imaginações tecidas com os fios dourados do exercício artístico. Assim, tão suave, o lirismo poético a tudo encanta e deixa mais oblíquo, ao emanar do realismo cotidiano para trilhar as amenas e inexplicáveis veredas de tantos caminhos diversos.

“Ela era assim tão doce,
a minha avó madrinha,
de longas madeixas
e coração tão puro,
de voz tão suave e amena
que ainda ouço serena
pelas veredas da existência.”

Bernadete de Lourdes Michelato, filha de Júlio Michelato e de Antonia Maria de Moura Michelato, nasceu em Cambará (PR), em 10 de agosto de 1947. Foi professora de Língua Portuguesa e Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil. Após atuar nas esferas municipal, estadual e federal do serviço público, aposentou-se em 1994 como Diretora Regional da Escola de Administração Fazendária, no Paraná e Santa Catarina. Atualmente, dedica-se à arte literária, escrevendo poesias, contos, romances e ensaios literários e já publicou as seguintes obras: Espectro de Thanatos em Água Viva (ensaio sobre a referida obra de Clarice Lispector); Diálogos com a coleção de Franklin de Oliveira (Prêmio Afrânio Coutinho da Academia Brasileira de Letras, em 2007); Gomos de Tangerina (conto infantojuvenil lançado pela Editora Usina de Letras na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2010); Contos Lacônicos  (em 2011) e Caminhos Diversos (em 2012, pela Scortecci Editora).

Serviço:

Caminhos Diversos
Bernadete de Lourdes Michelato
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2686-4
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home