Receba nossa Newsletter: Nome Email

VERSOS INVERSOS / Gilcéa Rosa de Souza

Qualquer que seja a forma de expressão escolhida, criar é penetrar no nosso próprio interior, trazendo à tona tudo que de melhor possuímos, para comover e emocionar o outro. Criar é sair de dentro da própria casca e voar em direção ao infinito. Antes do ato de criação, somos ostras: plenos de possibilidades, que poderão realizar-se ou não; após ele, somos pássaros, libertários e libertos, inclusive de nós mesmos.

Assim pensando, Gilcéa Rosa de Souza nos apresenta um retrato de sensibilidade em Versos Inversos. São 33 poemas, onde a beleza encontra-se nos versos e nas entrelinhas, repletos de imagens essencialmente poéticas, fundindo-se em uma explosão de tons, de palavras e de silêncios, na busca de expressar os sentimentos que calam fundo na alma de todos nós. São páginas perpassadas de poesia, que oscilam entre o amor e o desamor, a alegria e a nostalgia, o encanto e o desencanto do pássaro triste, porém esperançoso, que sobrevoa estações em busca de liberdade, de uma nova vida.

Em “Corações e almas inquietas” retratam sonhos na espera de colher algo mais que a tempestade: “Quando meu coração inquieto/ cala-se à procura de paz/ um gosto amargo dos sonhos/ desfeitos e esquecidos/ aguça um sentimento de dor./ E a chuva murmura saudade”. Entre sonhos e canções, prosseguem, pintando em versos e cores paisagens de amor, dor e solidão e também de esperanças, semeando sonhos: “Ouço uma canção/ inspiração e solidão.// O choro preso/ a noite é fria.// Retoco o verso./ Meu companheiro/ da madrugada”. E, ao final, ainda se encontram “num ir e vir insistente (...)” voando e cantando com o tempo, deixando entrever que, apesar das sombras, ainda há luz, desde que se mantenha acesa a chama da esperança.

Gilcéa Rosa de Souza é graduada em Letras – Português/Inglês e pós-graduada em Língua Portuguesa, Planejamento Educacional e Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiências. Cursa Biblioteconomia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É membro-correspondente da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e da Academia Calçadense de Letras. Tem poemas publicados em antologias da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, na Antologia Poética de Cidades Brasileiras (Shogun Editora) e na obra Pura Poesia – Coletânea de Poetas Calçadenses. Publicou um e-book, Reflexos do Outono, em 2012. “É na poesia e através dela que me traduzo, descubro e me completo. Quando escrevo, vou por caminhos únicos, meus, somente meus.”

Serviço:

Versos Inversos
Gilcéa Rosa de Souza
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2880-6
Formato 14 x 21 cm
52 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home