HISTÓRIAS DO MEU RABINO / Edy Cunha Bueno

Aos 94 anos, Edy Cunha Bueno recria em Histórias do meu Rabino uma série de relatos que escutou de Henry Sobel, durante os trabalhos que desenvolveu como voluntária no Hospital Albert Einstein e em diversas outras ocasiões. Embora originalmente as histórias tenham sido contadas para crianças, sua mensagem, ao mesmo tempo simples e profunda, alcança crianças de todas as idades, independente de cultura ou religião, trazendo emoção, momentos de reflexão e aprendizado.

Religioso judeu de origem belga (09/01/1944-). Líder religioso destacado por suas posições progressistas, Henry Isaac Sobel nasce em Lisboa durante o período em que, fugindo do nazismo na Bélgica, seus pais moram em Portugal. Após a guerra, deixa o país com a família e se estabelece em Nova York, nos Estados Unidos. Forma-se em Literatura Hebraica no Jewish Institute of Religion. Gradua-se mestre em Letras e ordena-se rabino em 1970, quando é convidado para assumir, no Brasil, a posição de rabino na Congregação Israelita Paulista. Em seguida torna-se professor de estudos judaicos na Universidade de São Paulo (USP). Em 1981 assume a coordenação da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 1983 torna-se presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista. No Brasil, Sobel destaca-se como uma das figuras religiosas mais importantes das últimas três décadas, graças a sua abertura ao diálogo com outras religiões.

“Edy foi sensível ao abrangente significado das narrativas do rabino Sobel e, por isso, as recolheu e transcreveu neste livro encantador, entendendo, com toda razão que, na sua simplicidade aparente, elas falam para as mentes e os corações das crianças de todas as idades.”
Celso Lafer

“Ela poderia ter buscado inúmeras causas para abordar, várias passagens para relatar, mas se envolveu com o judaísmo. (...) o fato é que ela instintivamente atua dentro da vida judaica e vive como uma defensora dos valores do diálogo, da democracia e do entendimento. Edy é uma luz e é isso que ela traz neste livro.”
Cláudio Lottenberg

Serviço:

Histórias do Meu Rabino
Edy Cunha Bueno
Scortecci Editora
Histórias Judaicas
ISBN 978-85-366-2713-7
Formato 14 x 21 cm 
60 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home