Receba nossa Newsletter: Nome Email

VIDAS PARALELAS À GUERRA DO PARAGUAI / Maria do Carmo Slavik

O livro da escritora São-Borjense Maria do Carmo Slavík reúne cinco contos. O enredo de “Vidas Paralelas à Guerra do Paraguai”, que empresta nome ao livro, é a transferência da bisavó da autora, antes da chegada de revolucionários paraguaios, de Colônia do Sacramento, para um dos Sete Povos das Missões, quando as Missões no Rio Grande do Sul, eram vistas pelos portugueses como uma terra prometida, plena de fartura, paz e condições de trabalho.

Maria do Carmo Slavik, que nos apresenta, para especial deleite, este Vidas Paralelas à Guerra do Paraguai, com tintas autobiográficas, é escritora de primeira linha. Produtora de seu próprio trabalho, não se detém as dificuldades que se apresentam; é verdadeira operária das letras. E que o epíteto não seja mal interpretado: João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, só para ficar em alguns, também o foram. Nesta produção que sua verve literária concebeu, Maria do Carmo apresenta-nos verdadeira crônica histórica, que se refere à determinação de um povo.

A Guerra do Paraguai e a resistência de São Borja são mostradas, não apenas como referência histórica, mas com o desnudamento de personagens humanos que se mostraram heroicos. Sua crônica revela-se cômica, dramática, triste, épica. Mas, sobretudo, humana e otimista, a partir de questionamentos das posturas de bravas pessoas. A mais delas, parece-me, encontra guarida na figura de D. Joaquina, que conduz, indelevelmente, a narrativa. E é na bravura e determinação de D. Joaquina que nos vemos um pouco, senão como somos, como deveríamos ser: vestir-nos de coragem e de bravura frente às agruras a que somos submetidos. Maria do Carmo, em seu poético escrito, convida-nos a tomar uma postura de reflexão frente às adversidades do mundo. Boa leitura!
Hosaná Dantas - Diretor cultural da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo: AFPESP

Maria do Carmo Naud Slavik é natural de São Borja (RS), radicada em São Paulo há muitos anos, e casada com Miroslav Slavik, cidadão da Capital Tcheca. Fez o curso de Magistério, na Escola Normal do Sagrado Coração de Jesus (das Irmãs) na cidade de Ijuí (RS). É Bacharel em Fisofia. Possui licenciatura plena em Filosofia, Psicologia e História. Cursou Comunicação Social como Pós-Graduação na Faculdade Cásper Líbero, SP. Foi, durante muitos anos, professora efetiva da disciplina de Filosofia da Escola Estadual Caetano de Campos, SP, e em outras escolas de ensino oficial. Aposentada, dedica-se a escrever, tendo colaborado em várias antologias.

Serviço:

Vidas Paralelas à Guerra do Paraguai
Maria do Carmo Slavik
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2728-1
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home