JUNTOS... POESIA NOSSA DE CADA DIA / Gilmar Cardoso / José Eugênio Maciel

Juntos... Poesia nossa de cada dia reúne os sentimentos, os pensamentos e os desejos dos confrades Gilmar Cardoso e José Eugênio Maciel, em forma de poesias – alimentos d´alma e da vida. Gilmar Cardoso, poeta que se aventurou com sucesso em outras obras, como Confissões de Ninguém, Tempos & Contra-tempos, Panacéia, Poetar é Preciso e Ensaio Geral, apresenta-nos mais alguns momentos de deleite naquilo que só a poesia faz, isto é, na convergência da emoção e da razão, na complementaridade das nossas mais profundas e opostas experiências de vida e de sentimentos.

José Eugênio Maciel estreia no gênero da poesia revelando o enunciador-cidadão incomodado pelas amarras de uma sociedade ignóbil e falseadora; o enunciador sensível que ama e vive as contradições da existência. Dá-se bem no poético, como sempre se deu bem como proseador nas crônicas de domingo na Tribuna do Interior, jornal diário de Campo Mourão. Juntos... Poesia nossa de cada dia, vem, portanto, testemunhar a riqueza e grandeza da natureza humana, escondidas nas hipocrisias que o dia a dia impõe ao cidadão, ao ser civilizado. Ou vice-versa. A nossa Academia se compraz em apresentar esta obra e em recebê-la no seu universo do diálogo literário.
Professor Rubens Luiz Sartori - Presidente Fundador da Academia Mourãoense de Letras - AML

Gilmar Aparecido Cardoso, natural de Farol (PR), é filho adotivo do casal José e Lídia Semiguem (in memoriam); advogado, casado com Dina de Fátima Gandolfi Cardoso e pai das meninas Lydia Luyza (14) e Lygia Gabryelle (12), é membro do Centro de Letras do Paraná desde 18/12/90 e fundador da Cadeira n° 01 da Academia Mourãoense de Letras que tem como patrono Adinor Cordeiro. Autor dos livros de poesias Confissões de ninguém (mar/89); Tempos & Contra-tempos (nov/89); Panacéia (set/90); Poetar é preciso (jan/92) e Ensaio Geral (set/93), todos lançados pela Scortecci Editora, de São Paulo. Aos 23 anos de idade tornou-se o mais jovem prefeito do Estado do Paraná na gestão 1993/1996 e o primeiro prefeito do Município de Farol. Para Helena Kolody, uma das maiores expressões da poesia paranaense, Gilmar Cardoso é um poeta inspirado e pensador!

José Eugênio Maciel, tornou-se professor quando ainda tinha 17 anos, descobrindo a vocação para ensinar. Além do cotidiano escolar em estabelecimentos de ensino médio ou universitário, a trajetória de professor vai além do educacional, se caracteriza também no âmbito da cultura. A  presença constante nos meios de comunicação concedendo entrevistas e fazendo publicar artigos de reflexão e opinião, levaram, há 24 anos, a manter atualmente a tradicional Coluna no Jornal Tribuna do Interior, que leva o seu nome. Já são mais de 1800 publicações. A participação ativa nas áreas da educação e da cultura o levou a ser secretário da educação e cultura do Município. Ingressou na política exercendo o cargo de vereador e presidente da Câmara. É membro fundador da Academia Mourãoense de Letras – AML, ocupa a cadeira de nº 03, que tem como patrono o pai dele, Eloy Maciel. Professor, é formado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e em Direito. É servidor público estadual concursado, atuando como professor de Sociologia no Colégio Estadual Campo Mourão e como técnico (sociólogo) no CENSE – Centro de Socioeducação de Campo Mourão.

Serviço:

Juntos... Poesia Nossa de Cada Dia
Gilmar Cardoso
José Eugênio Maciel
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2604-8
Formato 14 x 21 cm 
108 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home