JACAREÍ: QUOTIDIANO E SOCIEDADE DE 1840 A 1870 / Ana Luiza do Patrocínio

O objetivo central do livro Jacareí: Quotidiano & Sociedade, de 1840 a 1870 é estudar o reordenamento urbano da cidade, que foi motivado pelo grande fluxo de gentes, pessoas vindas de diversas regiões, e provenientes de diferentes camadas sociais, todas atraídas pela riqueza do café que, na época, se apresentava na região do Vale do Paraíba Paulista como fonte de riquezas para alguns e esperança para muitos. Estudar a história de uma cidade é estudar a história de todas as cidades. Nesse caso, mais do que isso, foi enxergar no microcosmo de Jacareí os movimentos, os pensamentos, as instituições e as formas de organização estatal que se desenvolveram entre 1840 e 1870.

O estudo dos grandes feitos ou a narração do ápice de uma decisão histórica, omite sempre os coadjuvantes desses mesmos fatos. Uma análise mais minuciosa iria encontrar na planície os membros de uma sociedade que, no anonimato, formam o pano de fundo dos grandes acontecimentos e sem os quais não haveria, certamente, o fato principal. Nesse campo, a historiadora Ana Luiza do Patrocínio teve a capacidade de perceber e apreender da forma mais profunda esses habitantes sem nome e sem rosto. Jacareí: Quotidiano & Sociedade, de 1840 a 1870 é uma boa leitura que não pode tardar mais.
Benedicto Sérgio Lencioni

Ana Luiza do Patrocínio é Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), com Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi colaboradora da Revista Histórica do Arquivo do Estado de São Paulo (AESP) e atualmente escreve, de forma esporádica, para a revista História Viva da Editora Duetto. É pesquisadora há mais de dez anos e estudiosa da 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Faz parte da Academia Jacarehyense de Letras, ocupando a cadeira número 27, patrono Antônio Gomes de Azevedo Sampaio.

Serviço:

Jacareí:
Quotidiano e Sociedade de 1840 a 1870
Ana Luiza do Patrocínio
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2908-7
Formato 14 x 21 cm
196 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home