HISTÓRIA DO PAMPA / Maximiliano A. G. R. Meirelles

A história da beirada atlântica do sul da América do Sul tem sido contada a partir das “capitais”, e pouco ou nada da sua região mais importante, o Pampa. Só duas decisões tomadas nas capitais afetaram seu desenvolvimento: a introdução do gado e a divisão do Pampa em três parcelas de poder político autônomo. A introdução do gado foi iniciada pelo primeiro governador “criollo” (nascido na América) da Gobernación de Paraguay, Hernando Arias de Saavedra.

Hernandarias, como foi chamado, realizou uma brilhante administração em vários níveis. A divisão política foi consequência da rivalidade entre Espanha e Portugal pelo controle do Rio da Prata e sua bacia, numa época em que o transporte fluvial era preponderante. O presente livro traz apenas algumas considerações sobre o assunto. O principal incentivo para sua realização foi o interesse crescente pela região e sua história, por sua posição geopolítica e pelo Aquífero Guarani, que se estende por toda a região.

Maximiliano G. R. Meirelles é Licenciado em Literatura Hispano-americana pela Universidad de la República (UDELAR), Montevidéu, Uruguai. Participou dos principais eventos culturais do Mercosul: Seminário Políticas Culturales en el Marco de la Integración Regional, em Montevidéu (1991), Encontro de Escritores da Rede de Mercocidades (2000) e Simpósio Internacional: A Arte Contemporânea – V Bienal do Mercosul (2005) em Porto Alegre. É autor dos livros de poesia Ida (1984), Vol/Ver (1989) e Al Andalus (2001), e dos estudos Sabina, a Novela Histórica de Eliseo S. Porta (2004), Lila Ripoll, o Talento que Venceu o Tempo (2005) e Breve Introdução à Poesia Hispano-árabe (2006). É promotor e curador da Biblioteca Centenário de Lila Ripoll (inaugurada em 12 de agosto de 2006), do Memorial dos Saladeiros (registrado em 16 de julho de 2008 e inaugurado, junto com o projeto do museu, dia 1º de novembro de 2008) e do Museu da América Pampiana, que promove a Antropologia, a História, a Literatura e a Linguística pampiana.

Serviço:

História do Pampa
Algumas Considerações
Maximiliano A. G. R. Meirelles
Editora Scortecci
História
ISBN 978-85-366-2679-6
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home