MATEMÁTICA EM VERSO E PROSA / Gilberto Apolonio Barbosa

Coletânea de poesias, permeadas por textos em prosa selecionados em capítulos pelos seguintes assuntos:  Uma questão de valores - Neste capítulo a tônica são os valores pessoais necessários ao bom convívio social dentro e fora do ambiente escolar. Reincluindo a Matemática - Manifestações em poesia e prosa que relacionam a Matemática aos demais componentes curriculares do ensino básico. Matemática em Versos - Poesias pedagogicamente elaboradas que discorrem sobre vários conceitos matemáticos. Letras para decorar - Neste capítulo, textos com possibilidade de aplicações musicais ajudam a decorar conceitos matemáticos. Tudo nesse livro visa tornar acessível a Matemática e a sua relação interdisciplinar com os outros conteúdos programáticos.

O objetivo deste trabalho não é ensinar Matemática através da encantadora forma da poesia, nem tampouco o de propor aos nobres profissionais docentes uma nova forma de fazê-lo. Propor isso seria simplório ou até mesmo leviano. Mesmo não tendo tais alvos, em nada é diminuída a sua importância. Mas então ao que atém tal trabalho? Talvez possamos ampliar a porta de entrada ao mundo da Matemática com tal iniciativa. Ou, quem sabe, impedir que ela se estreite ainda mais. É possível que para algumas pessoas, desperte até um grande interesse pelo aprendizado da Matemática. Seria presunção pensar assim? Este trabalho tenta associar de maneira harmônica os diversos componentes e quiçá as diversas Ciências. Acreditamos que o uso de tais redações, associadas ao forte comprometimento dos profissionais docentes, poderá trazer frutos ainda melhores à atividade do ensino. Quem sabe estes singelos textos, como abertura do ensino de determinados tópicos, possam representar apenas uma cerejinha no enorme bolo que o dedicado profissional de educação tenta construir com cada um de seus famintos alunos. Boa leitura!

Gilberto Apolonio Barbosa é casado e pai de três filhos. Nasceu em 03 de fevereiro de 1964, na cidade de São Paulo. Concluiu o ensino básico em escolas da rede pública nesta cidade. Cursou Construção Civil na Fatec e Administração de Empresas nas Faculdades Integradas Campos Sales. Adquiriu sua licenciatura em Matemática pelas Faculdades Teresa Martin e se especializou em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Sales. Trabalhou em diversas empresas como Abril S/A Cultural e Industrial, Banco do Brasil S/A e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Optou, por vocação, desempenhar apenas a carreira docente na cidade de Itaú de Minas, onde residiu por sete anos. Naquela cidade, foi condecorado com a Ordem do Mérito Educacional pela Câmara dos Vereadores, devido a relevância dos trabalhos prestados como professor de Matemática daquela rede municipal e pelo CHAME – Centro de Habilitação de Menores, onde desempenhava atividades voluntárias elaborando diversos cursos nas áreas de relacionamento familiar, liderança e Administração de Empresas. Há dois anos é professor na rede municipal de São Paulo, desempenhando suas atividades na EMEF Prof. Luiz David Sobrinho, na periferia desta capital.

Serviço:

Matemática Em Verso e Prosa
Uma Proposta Interdisciplinar
Gilberto Apolonio Barbosa
Scortecci Editora
Matemática
ISBN 978-85-366-2886-8
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home