MEMÓRIAS DE MONSENHOR FRANCISCO XAVIER REY / Izabel de Oliveira Assunção

Em Memórias de Monsenhor Francisco Xavier Rey – Dom Rey, a professora Izabel de Oliveira Assunção escreve com a alma e com o coração sobre a vida, a obra e as realizações edificantes de um respeitável sacerdote, que, vindo da França, mudou a região a partir de suas ações nas vertentes da religião, educação e saúde, concedendo meios para que criaturas relegadas ao abandono pudessem evoluir.

A trajetória de Dom Rey, o anjo que o eixo Guaporé/Mamoré mereceu, é descrita com a maestria de quem conviveu com ele, sendo-lhe eterna devedora. A autora, uma das filhas espirituais do personagem principal da narrativa, com seu estilo muito próprio empolga o leitor, que pode inebriar-se com o manancial de histórias sobre o apóstolo que se transformou em anjo, que serão reveladas a partir do que este livro sagrado contém.

Izabel de Oliveira Assunção, conhecida como Professora Izabel, nasceu em Pau D’Óleo, no Rio Guaporé, então região pertencente ao estado de Mato Grosso (MT), no dia 2 de julho de 1927. Fez parte do primeiro grupo de crianças e adolescentes que o bispo católico Dom Francisco Xavier Rey arrebanhou dentre as famílias ribeirinhas dos rios Mamoré e Guaporé, no início de 1933, e que foram conduzidas para Guajará-Mirim, onde aprenderam noções básicas de liderança e enfermagem, enquanto faziam cursos para lecionar em suas comunidades. Aquele grupo de meninas passou a ser conhecido na região e na história de Rondônia como sendo “As Filhas de Dom Rey”.

A partir de 1947, já contratada pelo governo, Izabel exerceu a função de professora em diversas localidades do Guaporé. Em 1964 foi transferida para Guajará-Mirim, onde também desempenhou a docência em vários estabelecimentos de ensino, dentre eles a antiga e extinta Escola Batista Cepelos. Foi a primeira diretora da Escola Capitão Godoy. Aposentou-se no ano de 1977, quando trabalhava na Escola Rocha Leal. Atualmente, atua como Ministra da Eucaristia na Igreja do Divino Espírito Santo. Em 10 de abril de 2012, recebeu a Medalha de Mérito Marechal Rondon, que lhe foi concedida pelo governo do estado de Rondônia. Foi homenageada ainda com a Comenda do Mérito Acadêmico Magistrado José de Mello e Silva, outorgada pela Academia Guajaramirense de Letras (AGL). Há vários anos vem se dedicando à pesquisa da obra de Dom Rey, cujo objetivo foi alcançado com a publicação deste livro.

Serviço:

Memórias de Monsenhor Francisco Xavier Rey
Dom Rey
Izabel de Oliveira Assunção
Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-2961-2
Formato 14 x 21 cm 
164 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home