OS CONTOS DA RISONHA QUIMERA / Áriam Grazioli

Nesta coletânea de breves contos, Áriam Grazioli apresenta aos seus leitores as virtudes e os vícios da humanidade, que graças a uma benfazeja quimera, geram ora prêmios ora castigos, conforme sua natureza. Em cada texto a autora define sua visão de um mundo ideal, livre de preconceitos e intolerâncias, no qual os fins honestos justificam até meios “heterodoxos” e onde, afinal, prevalece a constante busca da felicidade e da justiça.

Reconheço que a minha decisão de publicar hoje estes contos escritos há mais de oito anos parece, no mínimo, temerária. De fato, nesse espaço de tempo inúmeras mudanças ocorreram no nosso planeta. O surgimento de novos meios de comunicação que transformaram radicalmente a forma de encarar os acontecimentos diários da humanidade e ampliaram de maneira assustadora os horizontes da nossa existência, é realmente extraordinário! Temos celulares aproximando pessoas instantaneamente, e tablets informando em tempo real notícias globais.

É fantástico! Todavia, se esta realidade é indiscutível, também é inegável o que afirmou a perspicaz detetive amadora Miss Jane Marple, no romance de Agatha Christie: “O espelho partiu-se de lado a lado” : “O novo mundo era idêntico ao velho. Edificações diferentes em ruas chamadas vilas, vestuário diferente assim como linguagens diversas, mas... os seres humanos e suas paixões eram as mesmas !”. No sétimo conto, inspirado na obra de Alexandre Soljenitsin, “Um dia na vida de Ivan Denisovich”, pensei em mostrar, numa versão “tupiniquim”, como o ser humano em sua condição de vítima (aprisionada ou livre) é semelhante em qualquer tempo, situação ou lugar no que tange o sofrimento, esperança e a amizade. Na rotina de sacrifícios a que estamos fadados, haverá sempre um dia “menos ruim”. Por que não elegê-lo então um dia “legal”?...

Portanto, decorridos sete anos da publicação do meu romance Felizes Dinossauros, apresento hoje “destemidamente” aos meus leitores Os Contos da Risonha Quimera, breve coletânea de narrativas escritas numa linguagem simples e humana, acessível à maioria do público, e para a qual eu espero a benevolência dos mais jovens e a simpatia dos meus coetâneos.

Serviço:

Os Contos da Risonha Quimera
Áriam Grazioli
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2885-1
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home