TAL BRAZIL, QUEER ROMANCE / Antonio de Pádua

Anualmente o mercado editorial brasileiro lança, embora timidamente, títulos com a temática homoerótica. As obras publicadas, algumas, ganham projeções locais e efêmeras, outras parecem vir para provocar o leitor, seja pela abordagem ou perspectiva dada ao assunto, seja pela composição escritural que denuncia um estilo particular. Tal Brazil, Queer Romance, sexta obra de Antonio de Pádua, quer ser uma dessas obras que têm o que mostrar.

A narrativa parte de figuras históricas, fictícias e heróicas da história do Brasil como Antonio Vieira, Tomás Antonio Gonzaga, Marília (de Dirceu), Álvares de Azevedo, Albino, Aluízio Azevedo e interpreta as relações de gênero e principalmente, sem que haja uma relação anacrônica no uso teórico, os sujeitos na perspectiva queer. Se fôssemos ler a obra tentando entender a intenção autoral, diríamos estar diante de uma narrativa de tese que procura sustentar a ideia de que o Brasil é queer desde o início de sua colonização. A segunda parte da obra traz personagens femininos que transitam, em seus corpos, entre um e outro gênero, portando-se como ambivalentes. De forma geral, a narrativa dá ao leitor a oportunidade de rever conceitos e dinâmicas culturais, através de paráfrases e paródias de personagens literários, figuras históricas que são apropriadas, às vezes até estilizadas em Tal Brazil, Queer Romance.

Antonio de Pádua nasceu em 1970, em Fagundes, Paraíba. Desde pequeno reside em Campina Grande. Publicou seu primeiro livro, Sobre Rapazes e Homens, em 2006. Desde então vem se dedicando à escrita de narrativas de temática homoerótica. Em 2007 publicou Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão (há pesquisa de mestrado em desenvolvimento sobre esta obra). Em 2008 é a vez de Eis o Mistério da Fé, também obra de contos que já foi motivo de estudo acadêmico. Em 2010 publicou Abjetos: Desejos. Enquanto organizava os contos deste livro, escrevia Mosaicos Azuis Desejos, primeira narrativa longa (romance), publicada em 2011, também objeto de estudo de mestrado. Tal Brazil, Queer Romance é a segunda narrativa longa que lança no mercado brasileiro.

Serviço:

Tal Brazil, Queer Romance
Romance da(s) História(s) dos Afetos ou
História do(s) Romance(s) dos Afetos
Antonio de Pádua
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2971-1
Formato 16 x 23 cm 
136 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home