Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

CURURUS E JURITIS / Luiz Roberto Judice

Depois de haver publicado No Tempo das Salga-bundas, e ser contemplado com o aplauso generoso daqueles que se atreveram deitar os olhos sobre suas páginas, ora de narrativas truculentas, ora de piedosas latomias, mas quase nunca de suave navegar, mais uma vez abri minha velha caderneta de anotações e percebi que havia deixado para trás grande parte dos tesouros que colhi em minhas andanças pelo norte de Minas Gerais.

Foi então que senti que era chegada a hora de escrever este livro de contos. Não tive que pensar muito. Havia uma estrada comprida a minha frente e nela deveria alinhar as mulas que pudessem levar por esse mundo afora, em pesadas bruacas de couro curtido, minhas concepções de uma realidade muito bem observada e medida. Haveria de fixar o olhar no incerto, esquecido dos jargões literários, pôr a desnudo o linguajar temperado, o comportamento muitas vezes desconcertante de nossa gente e o cenário de riquezas incomensuráveis que não encontramos com frequência fora de nossas fronteiras. O território de minhas narrativas não poderia ser outro que não as montanhas, as cachoeiras, as estradas poeirentas percorridas por tropas de mulas de carga, carros de boi e personagens que só existem no interior de nossa Minas Gerais.

Assim, desdobrando-me em um ir e vir, fui transferindo para o papel sob a forma de narrativas, as anotações que permaneceram por muito tempo, em procissões sonambúlicas, escondidas entre as páginas daquela surrada caderneta. Compreendendo que a natureza humana, dentre as mil manifestações de sua grandeza e de sua pequenez, em um contraste que demonstra bem a fragilidade dessa grandeza e a incurabilidade dessa pequenez, revela-se, todavia, sob dois aspectos (ou dualidade) que fazem da existência o que ela é, dei ao livro o título de Cururus & Juritis, contrapondo, assim, truculência e delicadeza.

Luiz Roberto Judice é natural de Poços de Caldas. Aos quinze anos de idade escreveu seus primeiros versos e desde então tem se dedicado à literatura e principalmente à poesia. Em março de 1968 mudou-se para São Paulo onde, oito meses depois, aos vinte e dois anos de idade, publicou seu primeiro livro de versos: Flores Murchas, acolhido pela crítica literária da época como o “prenúncio de um grande poeta por vir”. De 1969 a 1978 participou de vários festivais de Música Popular Brasileira, como autor musical, colecionando uma enorme bagagem de primeiros lugares e outras excelentes colocações. Luiz Roberto Judice, chegou a gravar vários discos com o cantor Durval Souto, tendo algumas de suas músicas alcançado grande projeção, caso de Maria Rita que fez enorme sucesso em Lisboa e João Magro. Luiz Roberto só viria publicar seu segundo livro, Lira de Quatro Cordas, em 1994. No ano seguinte dava ao lume Pérolas de Fogo, apontado pela crítica literária como “obra precio-síssima”. Em 1996 surgia seu quarto livro, Ramalhete de Sonetos, editado pela Secretaria Municipal de Educação do Município. No ano de 1997 participou, com outros dezesseis poetas escolhidos a dedo, da coletânea de poemas clássicos, Saciedade dos Poetas Vivos, da Editora Blocos, do Rio de Janeiro. Estreou no romance com Sinhazinha, A Dama do Charco, em 2002. Em 2006 publicou A Morte Silenciosa – A Gripe Espanhola em Poços de Caldas – 1918, que alcançou grande sucesso. No ano de 2009 lançou seu segundo romance, No Tempo das Salga-bundas, pela Editora Scortecci. Seu último livro, em parceria com Hélio Antônio Scalvi, foi Uma Estrela Fulgurante, (A saga da Estrela Caldense em prol do progresso de Poços de Caldas), lançado em 2010. Foi por muito tempo colaborador dos jornais Gazeta do Ipiranga (São Paulo) e do Jornal da Cidade (Poços de Caldas), escrevendo crônicas e poesias. É formado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC. Pertence a várias agremiações literárias.

Serviço:

Cururus e Juritis
Luiz Roberto Judice
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2533-1
Formato 14 x 21 cm 
200 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home