CELEBRAÇÃO DOS 75 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE CONGONHAS DO CAMPO / Vários organizadores

O RESGASTE HISTÓRICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Este livro resgata a história formativa da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo, e pretende consolidar o entendimento do verdadeiro significado de construir relatos a partir da história de vida de pessoas que fizeram parte dos seus 75 anos de existência.

Os relatos narrados por pessoas que vivenciaram uma época marcante nesta unidade escolar e redigidos pelos nossos atuais alunos, nos mostram o quanto o passado pode se interagir com o presente, incentivando os educandos a se apropriarem cada vez mais de um ensino de melhor qualidade. Vale ressaltar que em cada depoimento, os valores construídos pela família e reforçados pela escola estavam fortemente presentes na fala dos entrevistados.

Com a concretização deste projeto, gostaríamos de atentar e mostrar que podemos nos dedicar plenamente à construção de uma aprendizagem eficaz, e ao mesmo tempo, assumirmos uma educação contextualizada. Todos os relatos resgatam a história do ato de ensinar/aprender apoiada em uma educação cidadã, formando alunos mais reflexivos e participativos na sociedade em que vivem.
Deixamos aqui um convite a todos os educadores que se sentirem motivados a contarem a história de suas escolas, por meio de experiências vividas e de ações que valorizem a formação de todos os alunos que estudaram, estudam e estudarão nas escolas públicas. 
Rizomar Passos Nogueira
Diretor da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo no ano de 2012.

Em 2012, a Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo completa setenta e cinco anos de existência, marcando assim sua contribuição de mais de sete décadas de compromisso com uma educação de qualidade,  atendendo às necessidades e reafirmando o compromisso com as novas gerações. O Projeto 75 anos surgiu para refletir novos olhares com as relações interpessoais e o (re) conhecer dos seus ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores junto à comunidade escolar atual.
Este livro é indispensável, não só aos interessados em compreender a história desta escola, mas também para poder refletir, analisar e reconstruir, através dos relatos, um espaço de confraternização e, acima de tudo, articular os princípios éticos com a prática pedagógica, cultural e social desta unidade escolar. 
Maria Antonia Aprile
Profª. Coordenadora do Ensino Médio
(EJA) do ano de 2012.

Neste livro são tratados os principais fatos, pelos quais a história de vida escolar foi e ainda é escrita, com especial atenção às transformações e modelos para entender nosso cotidiano e os aspectos culturais do comportamento dos discentes privilegiando o conhecimento construído. Os episódios significativos relatados neste livro de celebração de 75 anos da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo, são percorridos nas lembranças dos ex-discentes, ex-docentes e ex-funcionários.
Nosso objetivo é incentivar a participação ativa no processo de construção de conhecimento a partir de acontecimentos ocorridos dentro dos muros da escola, vivenciados diariamente em nosso contexto, transformando-nos em um palco permanente de experiências e expectativas de vida.
Sandra Aparecida Marcelo de Almeida
Vice-diretora do ano de 2012.


Serviço:

Celebração dos 75 anos da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo
Vários Organizadores
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2985-8
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home