QUE FUTEBOL É ESSE? / Rogério Rocha dos Santos e Fábio Batista de Almeida

Nossa história não nasceu por acaso, ela está repleta de “causos” entre bons amigos e amantes da bola. Somos remanescentes da antiga AFBDMG e foi daí que tudo começou. Contar essa história através de um livro é coisa séria. Ou melhor, é “coisa nossa”!
O clube era um excelente lugar para se fazer amizades e foi neste ambiente que conheci a maioria dos participantes da “Pelada do Rocha”.
Durante alguns anos, foram realizados diversos torneios de abertura, sendo o América dos nossos queridos Luciano, Hamilton Menezes, Ronaldinho e Oswaldo, o grande vencedor da fase inicial desses torneios, entre outros. Nos anos seguintes foram agregados diversos times, como por exemplo, o Villa Nova do Rocha e do Clebinho; o Democrata do Reinaldo e Pablo; o Atlético do Pereira “Véi” e do Pereira “Avacalhado”; o Cruzeiro do Hamilton (vice-presidente); do Claudio “sem educação” e do Paulo Beth; times que dividiram os títulos durante os anos em que houve a realização dos torneios.
A partir do encerramento de atividades da AFBDMG, em uma reunião realizada no Bar do Curim, durante a semana, eu (Rocha), Reinaldo, Hamilton e Claudio, discutimos o quanto seria ruim acabarmos com a amizade firmada através do carinho e sinceridade. Então começamos a escrever no guardanapo as pessoas que podíamos contar, para a partir do fechamento do clube, iniciar uma pelada nas dependências do BDMG.
Deste modo, iniciamos o contato com o pessoal da relação, convidando também aqueles amigos mais chegados, conseguindo com que nossa “pelada” no BDMG durasse até o mês de junho de 2010. A partir do mês de julho passamos a frequentar outros clubes e hoje retornamos ao nosso local de origem.
Bom, para terminar, quero agradecer a todos que contribuíram para a continuidade de nossa amizade, disfarçada de “pelada”. Hoje, nossas histórias estão eternizadas através deste livro. Um diário que guarda nossos momentos e que intitulei Que futebol é esse?
Rogério Rocha dos Santos

Rogério Rocha dos Santos é mineiro de Belo Horizonte e filho de uma tradicional família do futebol de Minas Gerais, pai de Fellipe Augusto Rocha dos Santos e casado com Josiane Bueno.
É formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduado em Administração Financeira pelo Centro Universitário UMA. Funcionário público do Estado de Minas Gerais, iniciou a carreira profissional no Estado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Ao longo de quase 40 anos de serviço, trabalhou também na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e atualmente está na Fundação Ezequiel Dias (FUNED).
É torcedor do Clube Atlético Mineiro, time do coração.

Fábio Batista de Almeida, filho de pai descendente de baianos e mãe pernambucana, Fábio Almeida (Fábio Batista de Almeida), mais conhecido por Fabinho, nasceu “por acaso” em Araxá, cidade que mal conhece, pois veio ainda de colo, há 51 anos, para Belo Horizonte, onde se criou e estudou bem no coração da cidade, no Colégio IMACO, no Parque Municipal.
E foi no IMACO, nos tempos de ginásio, que despertou sua segunda paixão, as letras, pois a paixão pelo futebol tem quase a mesma idade desse dublê de jogador, ou de cronista, pois não exerce nem uma coisa nem outra, mas, apaixonado pelas duas artes, mistura tudo para falar bem ou mal de seus amigos e registrar de forma livre, sem nenhum compromisso com a verdade, as proezas realizadas por seus colegas dentro e fora de campo.
Na verdade, Fabinho é quase um “inimigo na trincheira”, pois fica observando e torcendo para que seus companheiros cometam alguma “pixotada” para contá-las, com tintas fortes e exageros, e sentir-se feliz quando os próprios amigos se divertirem com suas invencionices.

Serviço:

Que Futebol é Esse?
Rogério Rocha dos Santos
Fábio Batista de Almeida
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2866-0
Formato 14 x 21 cm 
156páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home