CONTOS JOVENS DE AUTOR MADURO / Hans Freudenthal

Sensibilidade é qualidade inerente aos bons escritores. Quando a ela se aliam inúmeras nuances e texturas da prosa e do verso, tem-se mais do que um livro: tem-se uma experiência gratificante, proporcionada por quem, antes de tudo, ou apesar de tudo, sabe observar. Deparamo-nos com narradores que esmiúçam sexshops, taxis, lojas de sapatos, que extraem singularidades do cotidiano obscurecidas pela pressa, que dialogam com todos no tempo e no espaço, ou que pura e simplesmente nos apresentam o lado mais belo e introspectivo da solidão.

Quem já teve a satisfação de acompanhar os diversos relatos das viagens de Hans ficará especialmente eletrizado com a tensão vivida em Aventura do Danúbio ou surpreso com as excentricidades de lugares tão distantes quanto Punta Cana ou Praga. Porque o autor parece tornar o mundo menor, deixando-nos à vontade, familiarizados com lugares e situações das mais inusitadas e curiosas. O livro é permeado com oitenta deliciosos “hanskais”, versos que traduzem com leveza e humor verdades profundas da alma humana. Hans Freudenthal inicia seus agradecimentos nos dizendo que este livro não existe! E é com o privilégio de conviver com sua generosidade que afirmo que este livro existe, sim!  É fruto da paixão pela escrita, pelo desafio, pela aventura da vida. É vinho de boa cepa, que fica cada vez melhor com o passar do tempo.
Luiz Antonio de Queiroz

Hans Freudenthal nasceu na Alemanha em 1928. Aos onze anos de idade, com pai e irmão, mudou-se para São Paulo em consequência da perseguição do nazismo. Na capital paulistana, onde reside até hoje, estudou no Mackenzie, e Odontologia na USP. Após se especializar como dentista de crianças nos Estados Unidos, exerceu esta profissão durante 46 anos em São Paulo. Aposentado, começou a se dedicar à literatura tendo publicado seu primeiro livro, “Homens e Velhinhas, Tigres e Sardinhas”, (Editora Edicon, 2004), aos 76 anos de idade. Integra o grupo de escritores do Club Athletico Paulistano tendo ganho vários prêmios literários daquela associação assim como da Acesc (que reúne 19 clubes culturais e sócio-esportivos de São Paulo). O presente livro é o quinto do autor em português, tendo a sua auto-biografia sido vertida e publicada na Alemanha (“Goodbye Berlin”, Ed. Patchworld, Berlim, 2011). Ainda na Alemanha, um livro de contos, “Ein Tiger in Barcelona”, será lançado  neste primeiro semestre de 2013. Hans foi casado e tem um filho, Daniel, e está dedicando este livro aos seus dois netos, Gabriel e Artur.

Serviço:

Contos Jovens de Autor Maduro
Hans Freudenthal
Prefácio de Lúcia Rosenberg
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3079-3
Formato 14 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home