CAMINHOS DE SONHOS CRUZADOS / Carlos de Morais / Mozart de Morais

Este livro descreve cenas catalogadas na memória, como testemunhos de jamais olvidar o passado, mas reanimá-lo como herança, curiosamente, inesgotável. São histórias vividas numa época heróica, em que os professores primários faziam estágios, lecionando na zona rural do Estado de São Paulo, em escolas que funcionavam precariamente em prédios cedidos por sitiantes ou fazendeiros, com alunos dispostos em três séries.

Professores e professoras, normalmente, não residiam no lugar onde se localizavam as escolas, pois tinham permissão para viajar. Porém, diante da precariedade das estradas e dos transportes, o cavalo, a charrete, a carroça e afins foram as conduções utilizadas, para chegar às escolas. Diante de tudo isso, os que lerem estas páginas irão descobrir o porquê da expressão “época heróica”!

Carlos de Morais nasceu na pequena cidade de Pereiras, em 1922, enquanto uma serenata urdia poesia, numa noite enluarada, com estrelas faiscando pelo céu. Talvez seja por isso que virou o poeta, letrista de canções, de parceria com os músicos Rafael Paschoal e Gastão Pereira, que encantaram o Festival de Música Popular, de Pereiras. Como Professor Primário, começou sua peregrinação por escolas de várias cidades, do interior do Estado de São Paulo. Porém, essa ausência aumentou cada vez mais a saudade que enriquecia a memória a cada retorno. Durante todas as férias, inúmeras lembranças foram urdidas, com gosto de terra, com cheiro de primavera, na sinfonia das tardes alongadas de outono, quando “o sereno da madrugada não deixou meu bem dormir”...

Mozart Morais - Numa pequenina cidade chamada Pereiras, em 1926, nasceu Mozart Morais, encantado com as noites de luar, que enfeitavam o céu, rodeadas de estrelas cadentes. Muito cedo, começaram suas caminhadas, em busca de sonhos que encantavam sua vida de professor. A partir de Sobradinho, primeiro como professor, depois como diretor de Grupo Escolar, peregrinou por varias cidades, no interior do Estado de São Paulo. Formou-se Professor Primário, cursou Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar.  Foi Coordenador do Serviço de Orientação Pedagógica e Coordenador Regional do Projeto de Redistribuição da Rede Física, das escolas de 1º e 2º graus. Mas, com a aposentadoria, o sonho não acabou, pois das discussões que tivemos, nasceram nossos livros sobre educação e ensino e a história de sua cidade natal.

Serviço:

Caminhos de Sonhos Cruzados
Carlos de Morais
Mozart de Morais
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3038-0
Formato 14 x 21 cm 
60 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home