DOIS AMIGOS, UM IDEAL / Gastão Rúbio de Sá Weyne / Zelito Nunes Magalhães

O presente livro – Dois Amigos, Um Ideal – escrito a duas mãos, busca mostrar a espinhosa jornada de dois cearenses idealistas, Arnon Demon do Valle Weyne e Manuel Nunes Magalhães, grandes amigos desde que se conheceram na década de 40, residentes no bairro de Joaquim Távora, em Fortaleza (CE). A árdua caminhada dos dois, comunistas e kardecistas, é narrada pelos seus dois filhos, Gastão Rúbio de Sá Weyne e Zelito Nunes Magalhães, também velhos amigos que, após 60 anos, se reencontraram no início de 2013. O livro apresenta um perfil familiar, profissional e ideológico de Arnon e Manuel.

É mostrado, em depoimentos emocionados e esclarecedores de seus dois filhos, o amor que os dois dedicaram às suas famílias, a difícil e corajosa luta pela vida, bem como a sua constante preocupação com seus semelhantes. Para os dois amigos, o mais importante era o homem e que as preocupações de todas as pessoas deveriam se voltar para os outros, numa perseverante busca pela justiça social. Como marxistas que foram, julgavam que o comunismo – na concepção de ambos – seguiria a doutrina política de Karl Marx. Defendiam que o objetivo fundamental e a necessidade básica para que houvesse uma possibilidade de progresso social, moral e material duradouro, seriam a transformação da base econômica da sociedade. Em lugar da produção de mercadorias para a obtenção de lucro sem planejamento, com base na propriedade privada dos meios de produção, dever-se-ia organizar a produção planificada para consumo, fundada no uso social da propriedade pública dos meios de produção.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas distintas:
1) ENGENHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects na Indústria Petroquímica pelo University College de Lo-dres; 2) DIREITO – É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito (FDUSP); 3) MATEMÁTICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística da USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, tendo sido Professor Titular das seguintes instituições de ensino de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e, sendo marxista, sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores, entre Mestres e Doutores, na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo.

ZELITO NUNES MAGALHÃES, jornalista e escritor, é Presidente de Honra da Associação Cearense de Imprensa, Membro da Academia Maçônica de Letras do Ceará, Membro da Academia de Letras de São Paulo, Membro da Academia Brasileira de Trovadores e Presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE). As principais obras de Zelito Nunes Magalhães são listadas a seguir: Poeira (contos), Editora A. Batista Fontenele, 1958; Canções de um Menestrel (poesias), Monitor Comercial, 1959; Os Novos Poetas do Ceará (antologia), Ed. Henriqueta Galeno, 1970; O Bonde no Modinheiro Carnavalesco, Plaqueta, 1994; Nova História da ACI (parceria), Ed. Alagadiço Novo, 2002; O Romance Cearense – Origem e Evolução (ensaio), Prêmio Osmundo Pontes de Literatura da ACL, L. C. Gráfica & Editora, 2003; Ecos Literários (parceria), Expressão Gráfica e Editora, 2004; O Liceu do meu Tempo (parceria), Prêmius Editora, 2005; ACI: 82 Anos de Lutas e Glória, L. C. Gráfica & Editora, 2007; História da Maçonaria no Ceará (Prêmio de Monografia), Relevo Gráfica e Editora, 2008; Amazônia, a Cobiça do Mundo, Banco do Nordeste, 2008; Academia Cearense em Versos, L. C. Gráfica & Editora, 2009; Piedade – Retalhos de Lembranças, EC Gráfica e Editora, 2010. Nasceu em Fortaleza (CE). Fez o curso primário na Escola Reunida Arraial Glória. Teve seu primeiro emprego como entregador de assinaturas do jornal O Democrata, do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Fez seu curso secundário no Liceu do Ceará, tradicional estabelecimento de ensino de Fortaleza (CE).

Serviço:

Dois Amigos, Um Ideal
Gastão Rúbio de Sá Weyne
Zelito Nunes Magalhães

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3174-5
Formato 14 x 21 cm
72 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home