A PEQUENA VENCEDORA / Elsa Rossi Corsini

A Pequena Vencedora revela lembranças de um passado distante e relata a realidade nua e crua no cenário de sofrimento. A vida dura no campo e a falta de recursos transformou os irmãos de Sofia em homens rudes, brutos e ignorantes. O preconceito contra as mulheres foi um fator predominante na família, associado à moral e aos bons costumes. Sofreu pressão psicológica e teve a liberdade cerceada pela mãe severa e autoritária que temia a boca do povo.

A honra tinha que ser preservada a qualquer custo. Uma mistura de ingredientes de uma história de amor proibido envolvendo intrigas e traição culminou na infelicidade da protagonista, prevalecendo o desejo dos pais sobre o desejo das filhas. As lembranças do suicídio do pai do César na prisão na década de 60 sob tortura da ditadura militar marcou época na cidade. A ingênua Sofia na colheita de algodão sofre a perseguição do valentão e famigerado Nero, um ser abominável e cheio de más intenções com a menina. A pobreza, a pressão psicológica e um casamento frustrado, foram fatores fundamentais para a tomada de decisão com mudanças e enfrentamento, cujo objetivo alcançou com sucesso!

Elsa Rossi Corsini nasceu na pequena cidade de Vera Cruz - interior do estado de São Paulo. De origem humilde, e ainda criança alimentava o sonho de estudar, fascinada pelos romances lidos e contados por seu pai, um entusiasta da leitura. Difícil foi a realização deste sonho, por ter nascido em uma época onde a mulher era praticamente ignorada. O preconceito não lhe permitia tal ousadia: restou-lhe casar, cuidar dos filhos e do lar. Mudou-se para São Paulo com a 2ª Série do Ensino Fundamental, com marido e três filhos pequenos. Concluiu a 4ª Série no antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL. Parou de estudar por mais de dez anos para não confrontar a opinião do esposo que não aceitava tal situação. Retornou após os 40 anos de idade, através de cursos supletivos onde concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Prestou vestibular na Faculdade de Biblioteconomia e Documentação, mantida pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituição Complementar da Universidade de São Paulo, onde, bacharelou-se em biblioteconomia em 1990. Foi funcionária pública no Instituto de Energia Atômica e por último no Instituto de Física da USP, onde, desempenhou várias funções até exercer a profissão de bibliotecária durante doze anos. Aposentou-se em 2003 após 30 anos de serviço. Viajou para conhecer outros estados. Depois parou e pensou: vou escrever um livro!

Serviço:

A Pequena Vencedora
Elsa Rossi Corsini

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3070-0
Formato 14 x 21 cm
232 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home