A CAIXA-IMAGINAÇÃO / Severino Belló

Severino Belló iniciou os seus estudos em Solagna, região de Veneza, terra natal dos seus genitores, continuou depois em Brúnico, e em Trento, onde, aluno interno meio contra vontade, estudou até o 4º ano ginasial. A seguir, foi para o batente nas indústrias da madeira da região, por causa das necessidades familiares do pós-guerra e por ser ele o primogênito de família numerosa. Os seus pais já faleceram, mas bem quase centenários.

A família hoje é composta com mais de 50 pessoas, com todas moradoras nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Desde os tempos de moleque, sempre gostou de escrever, desenhar, fazer versos e criar peças teatrais, pois pertencia a um grupo de malucos cênicos, pintava cenários e escrevia nos pequenos jornais estudantis. Mas depois, na luta da vida, mundo afora, negligenciou estes pendores. Ao emigrar, com vinte anos, dera adeus, não somente à sua terra natal, mas também às possibilidades de concluir estudos para o magistério. Exercitou diversas profissões, na agricultura, nos transportes, atuou como fornecedor de navios, e outras mais... viajou muito pela América Latina.

Tem um livro de poesias publicado, Andanças, e alguns prêmios literários. Dedica-se à pintura, óleo sobre telas, e, como autodidata, já participou de exposições em Angra dos Reis (na Casa da Cultura, e espaço cultural do Teatro Câmara Torres), na Ilha Grande e no Clube Naval do Rio de Janeiro. Gosta de fotografia e possui formação em teatro (teatro amador). Em 2002 foi contemplado com o 1° lugar no certame, promovido pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes, em 2004, com o 2° e 3° lugares, e em 2005, outra vez com 1° lugar. Fala, além do italiano e do português (com sotaque), o castelhano. Consegue escrever razoavelmente nas três línguas. Inglês, só arranhando. Reside em Angra dos Reis desde 1963, quando um duplo encantamento (esta belíssima baía e um grande e duradouro amor) puseram um fim às suas andanças. Pertence ao Ateneu Angrense de Letras e Artes.

Serviço:

A Caixa-Imaginação
Severino Belló

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3278-0
Formato 14 x 21 cm
92 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home