PATRONOS DA ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS / Gastão Rúbio de Sá Weyne (org.)

Os grandes campos do conhecimento humano concentram-se nas filosofias, nas ciências, nas religiões e nas artes. A arte literária criada pelos 50 excelsos Patronos da Academia Luso-Brasileira de Letras é a expressão dos conteúdos da ficção, imaginação e emoção desses grandes pensadores lusitanos e brasileiros, por meio de palavras de sentido múltiplo e pessoal.

Esses grandes nomes se revelaram através da arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, no exercício dessa arte, com eloquência e poesia. Cada um desses grandes escritores tem um estilo próprio, aliado às transformações advindas do contexto das eras que demarcaram a história da humanidade, no período em que viveram. São grandes representantes de Portugal e do Brasil, que enlevam os seus leitores, mediante a valiosa obra que criaram e que, indubitavelmente, permanece viva até hoje.

Esses grandes pensadores, enfim, criaram uma literatura especificamente luso-brasileira, ou seja, uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades dessa comunidade unida e diferenciada, objetivando as artes da gramática, da retórica e da poética. Cultuaram, portanto, a arte de escrever, associada à ocorrência de procedimentos estéticos, de incomum beleza e repletos de pura emoção.

Este trabalho é dedicado a meus futuros confrades da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), sediada na cidade do Rio de Janeiro, considerando que deverei tomar posse como Membro Efetivo da instituição em 06/11/2013. Agradeço aos componentes da maravilhosa família que constitui essa diferenciada Academia pela confiança que em mim depositaram quando a Diretoria, por unanimidade, me incluiu no quadro desta sublime instituição. Este “livrinho” nada tem de original. Trata-se de uma compilação e um resumo sobre o perfil, síntese biográfica e principais obras de cada um dos Patronos da ALBL. Servirá, pelo menos, para que cada um tenha em mãos as informações básicas sobre alguns dos grandes nomes da literatura de dois países irmãos, Portugal e Brasil. A arte literária é aqui representada, portanto, por renomados escritores portugueses e brasileiros dotados de habilidades diferenciadas. A arte da palavra construiu o cenário artístico nos dois países, mediante o trabalho ímpar dos seus representantes, os 50 Patronos da ALBL, aqui abordados de forma sinóptica.
É minha intenção entregar um volume deste “livrinho” a cada um dos meus futuros colegas da ALBL, na primeira reunião do ano de 2014. Tenho plena certeza de que seremos amigos para sempre.
Rio de Janeiro/São Paulo/Fortaleza, outubro de 2013
O Organizador

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
 1) ENGENHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects na Indústria Petroquímica pelo University College de Londres;
 2) DIREITO – É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito (FDUSP);
 3) MATEMÁ-TICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística – USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de cinco anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, tendo lançado diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Serviço:

Patronos da Academia Luso-Brasileira de Letras
Gastão Rúbio de Sá Weyne (org.)

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3507-1
Formato 14 x 21 cm 
120 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home