DO PÓ AO PÓLEN / Fábio Padilha Neves

Faz certo tempo que cultivo o estilo do aforismo. Sempre entre a poesia e a Filosofia se forjam. E como tudo surge por meio do Twitter, aos poucos procurei explorar o quanto fosse possível os cento e quarenta caracteres. Claro que houve excessos, palavras a mais, no fundo, desnecessárias, de tal modo que as tentei eliminar. E pelo fato de ter produzido bastante, houve uma seleção que julgo, talvez, criteriosa. O que não me demoveu a oportunidade de, aqui e ali, apoderar-me daquelas que os amigos retweetavam ou colocavam como favoritas.

Os temas são os mais diversos, de acordo com a reflexão do momento, com algo que me aflige ou traz enlevo, em busca da ideia e som quiça apropriados. Posso dizer que o Twitter possibilita uma condensação pela qual tenho deveras apreço. Poucas foram as que tiveram que passar da métrica ali presente. Numa correção que achei por bem essencial. De qualquer modo, faço um solícito convite para que percorram sem pressa as páginas. Sem nenhuma suposta ordem, pois todas são fruto do acaso e destino. Desde que uma ou outra tragam algum apelo, já me dou por satisfeito.

Certas aves anseiam por um denso vento, aquele que surge depois da garoa, entre um tanto de luz e um tanto de sombra, na hora feita de hora.

Por mais que se queira, nem sempre se escapa do próprio ego. Eis-me um intermitente cego, em busca da luz em qualquer aspecto e não mero eco.

Nunca sei o quanto a minha obra perdura. Não tenho outra saída senão ser ternura. Vai toda a seiva, permanece ao menos das folhas a nervura.

Pensamento é posto a prova a todo o momento. Mesmo que talvez haja objetivos a priori, é necessário ver cada circunstância em perspectiva.

Num livro de aforismos um curto espaço entre uma frase e outra deve ter abismo, caso contrário, como auferir de cada uma o legítimo lirismo?

Serviço:

Do Pó ao Pólen
Fábio Padilha Neves

Scortecci Editora
Pensamentos
ISBN 978-85-366-3355-8
Formato 14 x 21 cm
140 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home