A "REINVENÇÃO DO JUDICIÁRIO" / R. Carlyle

A existência de “gargalos” na administração do Poder Judiciário, em sua busca por excelência, traduzida em economia, celeridade e efetividade, tem origem no evidente confronto entre o comprovado despreparo dos magistrados para o exercício da função gerencial e a exigência imposta pelo Conselho Nacional de Justiça de que, no seio da própria “máquina judiciária”, surjam os “juízes-gerentes”, que levem a cabo a missão de “reinventar” o Poder Judiciário.

Assim, partindo da concepção de uma “reinvenção do governo”, materializada no livro Reinventando o Governo, de David Osborne e Ted Gaebler (1994), foram analisadas as diversas facetas dessa “reinvenção” do Poder Judiciário no Brasil, norteada pelo Conselho Nacional de Justiça, visando mudar o paradigma atual para uma visão em que Judiciário seja mais apto a prestar serviços com celeridade e a satisfação dos usuários, criando o denominado “valor público”.

Raimundo Carlyle de Oliveira Costa, Natural de Mossoró (RN), é Juiz de Direito Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça e Diretor da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN). Integrou a Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e o Tribunal Regional Eleitoral. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Direito (RJ). Lecionou nos cursos de preparação à magistratura, formação inicial de magistrados e especialização da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN). Publicou diversos artigos jurídicos em revistas especializadas e os livros Temas de Direito e Desafios ao Direito no Século XXI.

Serviço:

A "Reinvenção do Judiciário"
R. Carlyle

Scortecci Editora
Direito
ISBN 978-85-366-3510-1
Formato 12 x 18 cm
84 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home