AS MAIS BELAS POESIAS LÍRICAS PORTUGUESAS DOS SÉCULOS XVI A XIX / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Uma visão geral da Antologia de Joaquim Gomes de Souza – Souzinha mostra que, ao decidir escrever, o poeta é livre para tratar do que bem entenda, mas quase sempre escreve sobre si mesmo, direta ou indiretamente, ou seja, o assunto preferido da maioria dos poetas, como é o caso dos poetas portugueses aqui mostrados, é o seu próprio “eu”. Tudo indica que, entre os poemas escolhidos por Souzinha, os poetas que publicaram seus trabalhos em português apresentaram uma tendência para preferir, como tema, o culto à natureza e a ênfase ao amor.

Com base nos textos escolhidos por Souzinha, aqui discutidos, considerando-se o universo amostral das poesias líricas de língua portuguesa, emerge o bom gosto na escolha, o conhecimento linguístico, a amplitude do conteúdo da Antologia, além do grande esforço despendido pelo Dr. Joaquim Gomes de Souza para apresentar, no campo das poesias líricas lusitanas, uma obra relevante e valiosa, principalmente se for levada em conta a época em que foi elaborada.

Este livro é resultante de um estudo sobre a vida e a obra do grande matemático brasileiro e divulgador da cultura universal, Joaquim Gomes de Souza – Souzinha, amplamente conhecido em países da Europa, mas frequentemente esquecido em seu próprio país. Buscou-se uma apresentação sinóptica sobre aspectos relevantes da obra de Souzinha, relativos, principalmente, às poesias líricas universais, notadamente as portuguesas. Foram temas de grande importância na sua vida, repleta de contribuições multidisciplinares à cultura da civilização mundial.

Apresenta-se um estudo resumido da obra de Joaquim Gomes de Sousa – Souzinha, Anthologie Universalle – Choix de Meilleures Poésies Lyriques de Diverses Nations dans les Langues Originales. Considerando a maior influência, sobre a cultura brasileira, dos conhecimentos advindos da língua portuguesa, e visando limitar o escopo deste trabalho, são analisados, de forma breve, os autores portugueses e poesias líricas escolhidas por Souzinha, publicadas nessa língua.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) ENGENHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects na Indústria Petroquímica pelo University College de Londres; 2) DIREITO – É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito (FDUSP); 3) MATEMÁTICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística – USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Serviço:

As Mais Belas Poesias Líricas Portuguesas dos Séculos XVI a XIX
Selecionadas por Joaquim Gomes de Souza - Souzinha
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3572-9
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home