JARDIM DA CASA DO JARDIM DE CRISTAL / Maria Luiza d'Orey Lacerda Soares

O Jardim da Casa do Jardim de Cristal mostra como podemos ter arte e natureza combinando com o trabalho de arquitetura no jardim, onde Lina fez o muro de pedras atrás da Torracia. Na casa e na Torracia, Lina aplicou cerâmicas nas paredes. Maria Luiza e Guilherme compraram a Casa do Jardim de Cristal, projeto de Lina Bo Bardi, em 1973. Sabíamos que a casa precisava de reforma para morar. Ao mesmo tempo, não era fácil, pois é uma caixa recoberta de cimento e de pedras de rio e de cerâmica. No teto, bromélias com agaves.

Reformamos a parte hidráulica e elétrica porque não quisemos mudar o projeto. A casa é original, não se pode tocar no seu projeto de arquitetura, mas tivemos que construir um departamento de serviços, como os quartos para os jardineiros e ajudantes em geral. A casa possui uma sala com lareira e mezanino, e a escada de caracol. O terraço tem vista para o jardim, com uma cachoeira que cai água do telhado na piscina, feita por meu marido Guilherme. A casa tem dois quartos: um original e o outro nós construímos quando compramos a casa, em 1973.

Descendo no Jardim, Lina construiu outra casa chamada “Torraccia” com dois quartos e dois banheiros, uma cozinha, uma sala bem grande que dá para o jardim de Cristal. Esse jardim foi feito com Cristais que recebi de presente do Fernando Gentil e seus filhos. Há várias árvores perto do jardim, como a Liquidambara, Manaca dos poetas a quaresmeira, abacateiros, limoeiros, goiabeiras, a Eritrina muito rara e magnífica.

Nasceu no Rio de Janeiro em 19  de dezembro 1944; estudou no Mackenzie no curso de secretariado; trabalhou no escritório Pinheiro Neto Advogados; e foi secretária da Diretoria do Banco comercial do Estado de São Paulo. Participou do 33º Salão do Livro de Paris 22-25 Mars 2013 com o Livro: São Paulo em Scène. Recebeu, em Janeiro de 2013, a medalha de Ouro da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture e foi nomeada Embaixadora do Brasil. Dama Comendadora da Academia Brasileira de Arte Cultura História.
Livro: A a Z – IBB – História da Imigração;
Livro: São Paulo 450 anos – Sua História e seus Monumentos – Destaques e Personalidades.
Revista A&D Decoração – Primeiro Prêmio de Decoração.
Movimento de Integração e Orientação Social – Programa de Voluntariado – Titulo: Sócio Benemérito, pelo apoio e incentivo prestados a esta Instituição no seu desenvolvimento de promoção  Social da população carente do Rio Grande do Norte, Natal (Março de 1983).
Membro 22344ª, categoria “Arts Sciences Lettres”, de La Société Académique d’education d’En-couragement, fundada em 1915. Diplôme de Medaille d´Argent-junho 2010.
Juíza do concurso de Rosas novas em Genéve.
Instructor of Ikebana – Ikenobo Kioto – Traditional certificado Japonês.
Participou dos livros: Nós Mulheres: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 10  (Edição Especial); Ser Mulher; Meu bem querer; Mensagens de Amor e Paz; Perfil de uma amiga; Caminhos do amor; Transformação; Segredos de Cozinha: 1 e 2; Nous les femmes Du Brésil.
Membro Womem Writers Inc. e Internacional Women Writers Guild: diploma recebido à New York University 8 setembro 2010.
Destaque Mérito Feminino.
Por relevantes serviços prestados aos cultos às tradições históricas brasileiras D. Pedro I.
Clube Paulista de Jardinagem: Melhor planta da Exposição – Hors Concours e vários outros prêmios.
Garden Club: Best in Show (2000) e todos anos vários prêmios.
Site: www.artplant.com.br
E-mail: mldols@yahoo.com.br

Serviço:

Jardim da Casa do Jardim de Cristal
Maria Luiza d'Orey Lacerda Soares

Scortecci Editora
Paisagismo
ISBN 978-85-366-3598-9
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home