ASSUM-PRETO E OUTROS CONTOS / Fernanda Benevides de Carvalho

Quem abrir este livro lerá exercícios de ficção em dez contos. Não são um punch, mas quase novelas, gênero híbrido de narrativa. No primeiro, Pequena história marítima, tem-se uma antigesta das navegações portuguesas do século XVI, notícias de naufrágios da expansão ultramarina que encantaram José Saramago e outros grandes autores, cujo primeiro recolho se deu no séc. XVIII, feito pelo erudito Bernardo Gomes de Brito.

Viagem emocional e épica, ganha contornos contemporâneos, como se fosse uma peça de teatro ou cinema. Depois do acontecido é a solidão, o insucesso do amor ecoa pela cidade. Uma relíquia é sobre o ciúme, um casal que trabalha num antiquário se envolve em trama policial. Pão amanhecido apresenta a virada do milênio. Em Conto tirado de jornal um garoto furta ônibus para encontrar o pai. Comigo ninguém pode traz citações de poemas da avó, Carmen Benevides de Carvalho, que fazia a roda girar.

Clariceana é o famoso Uma galinha, de Clarice Lispector, sob novo ângulo narrativo. Em Hora de consertar o telhado é com sol evoca-se, de longe, Camões, pois Raquel é a serrana bela do soneto camoniano, mas, aqui, professora de dança do ventre. Essa mulher aí apresenta uma estelionatária que aplica golpes em velórios. Assum-preto, por fim, trata de um jovem frade carmelita aguardando execução, levemente baseado no assombro da autora, desde seus oito anos de idade, quando ouviu falar de Frei Caneca.

Fernanda Benevides de Carvalho - Paulistana nascida em 1970, está na antologia organizada por Luiz Ruffato 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2004, ed. Record) com Pão amanhecido. Em Portugal, participou com narrativa em Putas (2002, quasi editora) livro coordenado no Brasil por Marcelino Freire e, em Portugal, por valter hugo mãe. Integra o Dicionário crítico de escritoras brasileiras (2002, Escrituras) da ensaísta da USP, Nelly Novaes Coelho.

Serviço:

Assum-Preto
E Outros Contos
Fernanda Benevides de Carvalho

Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-3557-6
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home