POEMAS REUNIDOS / L. C. BIDO

Este livro é uma comemoração dos meus 50 anos e reúne poemas escritos nesse período. Logo se vê que, se eu mantiver essa periodicidade, será uma obra única... Não que me falte poesia na vida, não é isso. Nem que seja minha escrita bissexta. Mas tenho usado meu tempo também a escrever outros gêneros. A poesia, quando me vem, mais que metáfora, é pulsão. Necessidade de dizer algo que não teria lugar na linguagem não fosse na forma poética.

Assim, não são poemas racionais, elaborados ou métricos. Acho que nem de arte se trata, mas de uma experiência de transbordamento. Vejo poesia nas pessoas e nas relações, nas experiências, no pensamento, em tudo que me cerca e toca. Mas algumas vezes, a compreensão de tudo isso transborda. Poesia pra mim é um afogamento. A palavra engasga. Não durmo sobre o poema, não busco a palavra certa. Quando isso me vem, vem pronto, como imagem. Se tivesse competência, talvez pintasse, mas escrevo por impossibilidade...

Não foi fácil reunir o que você vai ler. Guardanapos, cadernos, páginas eletrônicas. Mesas, muros, palmas de mão. Pra vida, tudo é pergaminho. Por isso, sua leitura não será cronológica. A editora – a quem agradeço – usou apenas um critério: o conforto visual da leitura. Portanto, não é o primeiro mais antigo ou o último o mais moço. Circulares. Começo onde termino onde começo. Também não cabiam nomes.

São apenas poemas reunidos. Sem prefácio, índices ou sumários. São dropes, epígrafes, relances, alguns nem têm títulos, talvez nem autoria. São apenas ecos de significados na grande sopa polissêmica em que vivo mergulhado. Poemas para serem postados, compartilhados. Quem sabe ainda veja um verso meu pichado num muro, numa ortografia hesitante, e até me sinta secretamente orgulhoso. Até que a prefeitura venha cobri-lo de cinza – o nosso destino – com tinta de terceira superfaturada.
L. C. Bido

Luiz Claudio Bido - É psicólogo, professor, escritor e poeta. Nasceu em Apucarana, Paraná, mas viveu sempre na cidade de São Paulo. Escreve crônicas e textos sobre Psicologia. Já publicou Derelito, livro de contos, por esta editora. É formado em Português, Latim e Psicologia. É mestre em Psicologia e especialista em Psicologia Analítica Junguiana.
Contato pelo Facebook: www.facebook.com/lcbido

Serviço:

Poemas Reunidos
L. C. Bido

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3626-9
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home