OS 14 CARDEAIS DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE / Érico Storto Padilha

Ao nos debruçarmos sobre a história do futebol, deparamo-nos com uma gama de publicações. Suas contribuições à edificação da História da mais popular e tradicional modalidade esportiva do Brasil são de fundamental importância para nosso país, que pretende realizar uma Copa do Mundo. É neste contexto da tradição que encontramos dentro de um Clube a mais bela e perseverante história de devoção, carinho e respeito a uma entidade esportiva.

Trata-se de os catorze ‘Cardeais’ do São Paulo Futebol Clube. No São Paulo Futebol Clube, particularmente, a denominação ‘Cardeal’ é dada aos associados do Clube que tenham exercido, ao menos, um mandato como Presidente da Diretoria Executiva, Presidente do Conselho Deliberativo ou Presidente do Conselho Consultivo que, após cumprirem esses mandatos, passam a constituir o Conselho Consultivo do Clube.

Segundo o Estatuto da entidade, é de responsabilidade do Conselho Consultivo: zelar pela manutenção das tradições éticas, filosóficas e históricas do Clube. Portanto, de maneira ímpar, o Conselho Consultivo tem a tarefa de promover os valores da efeméride tricolor, ao zelar para que o legado da epopeia são-paulina seja transmitido às gerações futuras e fazer com que o ‘O mais querido’ se perpetue como a mais tradicional entidade esportiva do Brasil.

Dessa forma, e ciente das atribuições e responsabilidades de cada um dos integrantes do Conselho Consultivo, é que podemos dizer, de maneira assertiva, que os depoimentos contidos nesta obra percorrem, além da história do São Paulo Futebol Clube, parte da trajetória do futebol brasileiro e mundial. Sendo assim, frente às inúmeras publicações que aludem à criação, existência e primaz atuação do São Paulo Futebol Clube no cenário esportivo, a publicação de “Os 14 Cardeais do São Paulo” acrescentará mais um apêndice à vasta enciclopédia que é o Futebol no Brasil.

A obra “Os 14 Cardeais do São Paulo Futebol Clube” busca elencar e levar ao conhecimento do público, através de uma linguagem objetiva, simples e des-contraída, os inúmeros personagens, públicos e de bastidores, e suas contribuições, resgatando, assim, a importância de cada indivíduo dentro do ‘Tricolor Paulista’, tendo como eixo condutor o discurso e interpretação de catorze protagonistas distintos, os quatorze Conselheiros Natos do Clube.

Prof. Érico Storto Padilha - Natural de Olímpia, Estado de São Paulo, filho de Érico Antônio Padilha e Roseley Maria Storto Padilha, graduou-se em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Franca, onde obteve a Licenciatura Plena e o Bacharelado. É membro do IHGSP – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, da ABACH – Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e do IHGGS – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Iniciou sua carreira no magistério atuando na rede pública de ensino. Coordenou e ministrou o Curso de Folclore e Danças Populares Brasileiras na Universidade Livre das Artes no município de São José do Rio Preto em 2007. Com-põe o quadro social de diversas associações e instituições, governamentais e de interesse público, onde atua como colaborador, docente e pesquisador. Entusiasta da cultura popular brasileira, participou ativamente de festivais e mostras de artes tradicionais no Brasil e no exterior. Participou da criação, em 2009, da Comenda Cultural “Luiz da Câmara Cascudo”, uma parceria entre a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, Prefeitura Municipal de Olímpia-SP e Memorial Luiz da Câmara Cascudo-RN. Participou como conferencista em diversos simpósios, mostras, jornadas e feiras. Academicamente, coordenou as pesquisas históricas, de cunho paradidático, do livro “Brasil de Todos os Povos: Brasil de ‘A a Z’” publicado pelo Instituto Biográfico do Brasil em 2011. Atualmente, como historiador, dedica-se à pesquisa na área de ‘História Militar’, onde desenvolve projetos ligados à preservação, catalogação, coleção e promoção histórica junto a instituições, acervos e coleções, públicas e particulares. No âmbito da docência, ministra a disciplina de Brazilian Social Studies no Colégio Chapel School Maria Imaculada, instituição de ensino na qual esta vinculado.

Serviço:

Os 14 Cardeais do São Paulo Futebol Clube
Érico Storto Padilha

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3630-6
Formato 14 x 21 cm 
220 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home