Receba nossa Newsletter: Nome Email

UMA FAMÍLIA 4G / Luiz Ferreira da Silva

O autor que, com Airma, construiu uma família, hoje com cinquenta anos de convívio, tenta passar a experiência do casal nessa sua trajetória de vida a dois, na expectativa de ser útil aos pares que estão nessa estrada ou pretendem embarcar nessa viagem. Descreve o tempo lúdico do “namoro de mãos dadas” até culminar no casamento, tentando fazer um comparativo do pretérito com os tempos de hoje.

Enfatiza os objetivos principais do casamento, centrando na edificação familiar, na qual coloca o valor da educação doméstica e o investimento na educação dos filhos, como legados fundamentais ao futuro deles e crescimento da sociedade. Por outro lado, não descreve um manual ou uma receita de bolo por crer que cada casal tem seus requerimentos próprios, bem como cada época possui os seus parâmetros específicos, cabendo aos pares se conjuminarem ao seu modo interpretativo. Também alerta para os bônus e ônus do casamento, cuja perenidade vai exigir sacrifícios de ambos, não existindo mar de rosas e, tampouco, inferno de Dante. E conclui: mas tudo compensa ao contemplar o crescimento dos filhos, a alegria da avó cheia de netos e o sentimento da contribuição pela eternidade dos genes.

Iniciamos a nossa jornada (namoro) em Janeiro de 1955, casando-nos em junho de 1964, nove anos depois. Dessa união, nasceram três filhos: Luiz, Ana Luiza e Luciana Maria, que nos deram sete netos: Gabriela, Rodrigo, Bruno, André, Mariana, Maria Luiza e Lucca. Agregaram-se Renato, Hélcio Júnior e Sandra, formando o núcleo familiar como partícipes importantes. Recentemente, também Louise, esposa de Bruno, neto, que deverá nos presentear, antes das nossas Bodas, com a representante 4G, Cecília. Iniciamos a nossa vida a dois na Cidade de Itabuna (BA), por mais de 27 anos, onde nasceram nossos dois primeiros filhos. Fomos muito felizes na época, integrando-nos ao rincão grapiuna sulbaiano. Em Maceió, nasceu Luciana, quando me ausentei para cursar no exterior e a Airma ficou na casa de seus pais. Por força profissional, passamos  três anos na Cidade de Belém, retornando à Itabuna até a minha aposentadoria, quando resolvemos voltar às origens. Hoje, 22 de junho de 2014, estamos comemorando o nosso jubileu de ouro – Bodas de Casamento – usufruindo do convívio salutar da família edificada. Durante esta jornada fomos agraciados por amigos e parentes que contribuíram para o nosso objetivo maior de formar uma família feliz, pois ninguém faz nada sozinho. A minha sogra, Dona Mocinha, e a minha cunhada, Airde, foram importantes neste mister. Em razão das experiências adquiridas nestes cinquenta anos de vida, resolvemos contar a nossa história que, “mutatis mutandi”, pode até servir de balizamento aos casais que estão na estrada, mesmo considerando que vivemos um momento bem diferente da era cibernética do novo milênio. Mas – quem sabe – pode ajudar?!

Serviço:

Uma Família 4G
Luiz Ferreira da Silva

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3603-0
Formato 14 x 21 cm 
76 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home