A HISTÓRIA E MITOS DAS TRIBOS ENIGMÁTICAS EUROPÉIAS / Peter Naumann

O texto é uma viagem movimentada pela vida civil e bélica dos povos tribais germânicos apurada e atualizada pelas recentes e modernas pesquisas arqueológicas. A imagem estereotipada de tratar-se apenas de beberrões selvagens em peles de animais é um mito superado. Por outro lado, também não eram as garbosas figuras heroicas apresentadas nas óperas de Richard Wagner. O presente livro descreve, além das costumeiras batalhas, as leis para o convívio tribal, e suas regras comportamentais rígidas, as atitudes humanas tanto quanto desumanas.

Também menciona o vestuário, a higiene, a habitação e os cultos religiosos de grande espiritualidade, este último preservado no livro, Edda, chamado de “A canção sagrada dos ancestrais”. O contato com o Império Romano muito ensinou às tribos em matéria de civilização, cidadania bem como habilidades artesanais. Os combatentes germanos adotaram, com sucesso, a superioridade Romana em termos estratégicos e táticos, inclusive chegaram a suplantar o próprio Império Romano.

O assunto é fascinante porque diz respeito a todos os brasileiros oriundos da Europa, seja do sul, norte, oeste ou leste. O termo “germano”, criado pelo imperador Júlio Cesar, é uma generalização e se referiu a todos os povos do norte, mas induz à noção que tenha existido uma tribo ou nação germânica. Essa nunca existiu. Havia, isto sim, aproximadamente 125 tribos europeias diferentes as quais, ao longo dos séculos, se mesclaram ou se mataram uns aos outros.

Peter Naumann, nascido em 1934 na cidade de Erfurt, capital do Estado da Turínguia, Alemanha. Do lado paterno é de origem germana, mas de qual tribo não se sabe. Pode ser turínguia, angla, saxão, visigodo, burgúndia, escandinava bem como qualquer outra dos mais variados povos a perambular pela Europa durante séculos a partir da invasão huna. Os deslocamentos ininterruptos de todas as tribos e suas miscigenações durante a época das migrações dentro do território europeu não permitem apontar ascendência tribal. Do lado materno, a descendência do autor é definida: o povo dos hebreus.

Serviço:

A História e Mitos das Tribos Enigmáticas Européias
Peter Naumann

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3680-1
Formato 16 x 23 cm 
148 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home