Receba nossa Newsletter: Nome Email

SEGURANÇA NA IMPRESSÃO DIGITAL / Paulo Addair

Segurança e impressão digital lembram polegares e identificação criminal. Mas não é esse o nosso caso. Aqui vamos falar sobre outro tipo de impressão digital; vamos falar sobre as técnicas e cuidados para garantir a segurança de impressos feitos por meio digital. A impressão digital da qual falaremos é a obtenção de cópias impressas a partir de dados digitais. Começamos discutindo o que é segurança, pois a entendemos como a percepção que se tem de estar protegido contra perdas, riscos ou perigos.

No caso de um impresso digital, que tipo de perda, risco ou perigo pode haver? Como a impressão digital representa dados armazenados, a perda que ela pode sofrer é exatamente na representatividade desses dados; na fidelidade desses dados impressos. E isso é particularmente crítico quando se destina a algum documento de valor, como é o caso de selos, certificados, ingressos, carteiras funcionais, cheques, etc.

Eles sempre representam, confirmam ou validam uma importância muito maior que seu custo unitário. Em alguns casos, valores inestimáveis, como a formação acadêmica de um profissional, no caso de um diploma, ou a autenticidade de uma assinatura em um contrato milionário, ou até mesmo a identidade de uma pessoa, como as carteiras de identificação.

O que torna um impresso seguro? Para responder esta pergunta é necessário analisar o que é preciso para se conseguir um impresso. Em primeiro lugar, precisamos dos dados. A informação. Sem a informação não temos o que imprimir. E para que o resultado da impressão seja seguro, a informação deve estar segura.

Isso parece óbvio, mas o que mais vemos em clientes que pretendem fazer impressão segura é o descuido na segurança da própria informação. Nas páginas deste livro discutimos os cuidados, métodos e tecnologias que visam garantir que um impresso corresponda integralmente aos dados que ele representa.

Paulo Addair - De formação técnica, trabalhou na Engenharia de Produtos da Walita e na Engenharia Avançada da Sharp. Editor técnico atuante desde 1981, responsável pela edição de livros e manuais técnicos na Sharp componentes, Prológica, Elebra Informática e Tenpo (Empresa do Grupo Olivetti). Em 1990 criou e promoveu, por quatro edições, o INFOGRAF – Encontro Internacional de Informática nas Artes Gráficas. A partir de 1991 passou a desenvolver aplicativos de impressão de dados variáveis para a Calcografia Banknote, sendo responsável pelo desenvolvimento de sistemas de impressão em ambientes seguros desde então. Também colabora há 22 anos com a edição nacional da revista Publish.

Serviço:

Segurança na Impressão Digital
Paulo Addair

Scortecci Editora
Impressão Digital
ISBN 978-85-366-3844-7
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home