A CULPA / Gustavo Felipe Monteiro de Castro

A culpa é a maior causa da doença mental reativa. O romance conta histórias de doenças mentais relacionadas à culpa que se entrelaçam num clima de suspense e crueza. O relato pode ser factível, embora a complexidade dos fatos seja extremamente improvável.

A realidade dos antigos manicômios brasileiros e os detalhes de quem neles vivia por décadas é chocante. Só mesmo um médico que viveu esta época pode descrevê-la. O autor vivenciou de muito perto esta realidade, e conta como pode ser inviável a sobrevivência neste ambiente. Também relata a evolução dramática da culpa. O desenvolver da obra e o final imprevisível fazem com que o leitor se envolva do início até sua conclusão.

Meu pai continua a escrever. Mesmo morando em Juiz de Fora, sei que usa seus poucos horários vagos para contar suas histórias. Gosto disto. Gosto de lê-las. Recebi por e-mail seu livro A Culpa e comparei-o com os outros. A culpa é um livro de enredo denso, pesado. É um livro que expõe a crueza da doença mental e seus desdobramentos. Seu estilo se transforma numa trama angustiante, contextualizada na época em que os doentes mentais viviam sob o estigma da intratabilidade. Felizmente isto mudou.

Retrata histórias diversas baseadas em dois personagens distintos. Seus conflitos expõem com crueza o pior dos sentimentos. A culpa solapa, estraçalha, humilha a personalidade. Não há qualquer semelhança de estilo deste livro com Branco de Ubu e com os outros que esperam por ser editados. Os outros são descontraídos, suaves, fáceis de ler. A Culpa leva a reflexões mais profundas, inclusive sobre o sentido e o valor da vida. Certamente será um livro a mexer com a cabeça de quem o leia.
Ricardo Fortes Monteiro de Castro

Gustavo Felipe Monteiro de Castro é médico gastroenterologista. Nascido em Muriaé (MG) e radicado em Formiga (MG) há vinte e seis anos, começou a escrever poemas aos quinze anos. A Culpa é seu segundo romance editado. Também foram produzidos os romances Branco de Ubu (editado pela Scortecci Editora), A Incrível Saga de Sebastião Bom Cabelo e O Primeiro Pecado Capital. É membro fundador da Academia Formiguense de Letras.

Serviço:

A Culpa
Gustavo Felipe Monteiro de Castro

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3745-7
Formato 16 x 23 cm 
200 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home