GIUSEPPE VERDI / Leandro Couto Carreira Ricon / José D'Assunção Barros (org.)

A tarefa de editar em língua portuguesa os libretos das óperas de Verdi chega até nós através do empenho dos pesquisadores José D'Assunção Barros e Leandro Couto Ricon, trazendo a público a gênese da genialidade de Verdi. Fruto de cuidadoso trabalho que contribui para o universo dos estudos sobre música, história e ópera, o Volume I traz os libretos das duas primeiras óperas de Verdi.

Os enredos firmemente estruturados nos mostram personagens que são colocados à prova em situações-limite para desvelarem a verdade de seus gestos, pensamentos e sensações. Honra, vingança e virtude permeiam movimentos melo-rítmicos dos contornos musicais nos cantos de Oberto. Engodo, astúcia e jocosidade agenciam harmonias e ações de Um dia de reino.

A tradução de Leonardo Malgeri mantém a essência dos libretos originais nos revelando a origem tragicômica da ópera verdiana. Literatura e música se entrelaçam magistralmente no trabalho prosódico e orquestral da ação dramática em Oberto e Um dia de reino.

Pela qualidade literário-musical e interesse na pesquisa operística, reconhecemos na presente tradução, recriação em língua portuguesa, um trabalho de tamanha importância, pois a ópera não é somente música, mas música dramática: atualização dos arquétipos ritualísticos do mito.

Compreender a ópera é compreender a junção que se move em ação dramática entre música e poesia e teatro e todas as musas que participam da obra operística. A dramaticidade da ópera revela o enlace das musas que a musa música conduz com forma própria à memorabilidade.
Prof. Dr. Celso Garcia de Araújo Ramalho - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leandro Couto Carreira Ricon - Doutorado e mestrado em história (2013) pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Poder e Discurso. Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2010). Pesquisador da Universidade de Pernambuco através do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina, na linha de História do Tempo Presente e do Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa, tem se dedicado à pesquisas acerca de Teoria e Filosofia da História, Historiografia e da relação música-sociedade a partir do século XVIII e em 2012 publicou o livro Por uma ópera alemã: Richard Wagner e o início de seu nacionalismo musical.

José D'Assunção Barros - Doutor (1999) e mestre (1994) em História pela Universidade Federal Fluminense, graduado em História (1993) e em Música (1989) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte e Cinema-História. Já na área de Música, tem desenvolvido trabalhos em Musicologia Histórica e História da Música. Publicou os livros O Campo da História; O Projeto de Pesquisa em História; Raízes da Música Brasileira; Teoria da História e A Construção Social da Cor.

Leonardo Malgeri - Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2013), especialista em Docência do Ensino Superior (2002) pelas Faculdades Integradas Simonsen. Graduado em Estudos Sociais (2000) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente se dedica à tradução dos libretos completos utilizados por Giuseppe Verdi e à pesquisa da história política da Itália e suas variadas representações na cultura.

Serviço:

Giuseppe Verdi
Libretos Completos - Vol. 1
Leandro Couto Carreira Ricon
José D'Assunção Barros
Tradução: Leonardo Malgeri

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3818-8
Formato 14 x 21 cm 
132 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home