MANUAL DOS ACERTOS / Arno Roberto von Buettner

O "Manual dos Acertos - os modelos harmônicos da música popular" procura explicar o comportamento dos acordes na música popular. Partindo dos elementos mais básicos da harmonia, como as tríades e as funções dos acordes, o livro traz dicas de como e onde utilizar outros elementos como dominantes secundárias, dominantes substitutas, o acorde sus4, etc.

Os "modelos harmônicos de atraso da resolução da tônica" servem para justificar e explicar conceitos mais avançados como a interpolação harmônica e propiciar o estudo do acorde diminuto e das aproximações ao acorde meio-diminuto.

Por fim, o capítulo final do livro traz um estudo sobre o acorde m6 e sobre os modelos do IV grau, tanto nos modos Maior quanto menor. Todo o livro é ilustrado com exemplos retirados do cancioneiro nacional e internacional, permitindo que o leitor entenda na prática de onde as ideias foram extraídas e onde podem ser aplicadas.

Dominantes secundárias, substituição da Dominante, o acorde V7/4, o acorde diminuto, o acorde m6 e os modelos harmônicos – tanto no modo Maior quanto menor – que são responsáveis pelo estudo da interpolação e as aproximações harmônicas ao acorde meio-diminuto. Apresenta também nos modos Maior e menor o movimento harmônico e as diversas funções do acorde de IV grau. Este manual oferece soluções para quase todos os problemas harmônicos da música popular e sugestões de emprego das teorias aqui estudadas.
Luís Giovelli

A realização deste livro se deve às minhas atividades profissionais como professor de harmonia e música por mais de 30 anos, tanto como docente na UNICAMP como em aulas particulares e cursos livres. Nesses, analisei com os alunos inúmeras peças de compositores brasileiros e internacionais, onde pudemos, devido às similaridades das progressões harmônicas encontradas, extrair modelos de comportamento dos acordes.

Esses modelos de progressões harmônicas, que designei “atraso da resolução da dominante” tanto no modo Maior quanto no menor, cujas respostas no relativo e antirrelativo apresentaram soluções harmônicas e funcionais em ambos os modos tonais; como a confirmação do centro tonal, o estudo do acorde diminuto e suas funções, da interpolação harmônica e das aproximações ao acorde meio-diminuto. Esses modelos harmônicos funcionam como engrenagens internas que movimentam um grande organismo – o Sistema Tonal – representado por uma unidade em que cada membro existe em função de todos os demais e todos os demais em função deste.

As possibilidades garantidas pelas engrenagens de um sistema e a observação como “incondicionados”, tornaram-se um caminho seguro para a investigação ocorrida no manual. Teórico-prático, toda a teoria contida neste manual possui exemplos musicais já existentes no repertório brasileiro e internacional, que indicam possibilidades de uso em outras progressões harmônicas.
Arno Roberto von Buettner

Arno Roberto von Buettner nasceu em 1947, na cidade de Campinas. Graduou-se em Composição e Regência pela UNICAMP, instituição onde lecionou harmonia e piano nos anos de 1994 a 1999. Sua experiência como professor e pianista profissional o levaram a escrever seu primeiro livro Expansão Harmônica: uma questão de timbre (Editora Vitale), que atualmente é adotado em várias escolas e conservatórios do país. Este segundo livro estuda a harmonia da música popular, exclusivamente.

Serviço:

Manual dos Acertos
Os Modelos Harmônicos da Música Popular
Arno Roberto von Buettner
Scortecci Editora
Música
ISBN 978-85-366-3521-7
Formato 16 x 23 cm 
72 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home