POEMAS NA NOITE / Eliana Calixto

O livro de poemas “Poemas na Noite” de Eliana Calixto, trabalha com a poesia de forma leve, com temas variados, tais como: Mar, Flores, Lua, Morte, Natal, A chegada da cegonha, etc. Apresenta estilos diversos como: Soneto, Rondel, Indriso, Cordel e Versos livres. Cada parte do livro aborda um tema e traz um pensamento de personalidades ilustres e imortais, como Mario Quintana, Sócrates, Voltaire, Shakespeare, entre outros. O livro destina-se ao público jovem e adulto, enfim, a todos os apreciadores da boa poesia.  

É noite! O silêncio surge imponente! As luzes escasseiam e o repouso necessário ao refazimento das forças exige paz. Nesse momento, as ideias tomam forma, os pensamentos falam, os espectros despertam... É a hora em que a mulher comum dá lugar à Poeta! E os versos transbordam do peito sofrido da menina que cresceu a contragosto. As imagens coloridas da infância esquecida assomam à mente e ganham vida e movimento e os versos saltam do papel e saem saltitantes pela casa e pela rua afora... Sim, a Poeta sofre.

Sofre e chora. Chora ao ver desfilar diante de si as suas mágoas e as suas dores, em forma de versos... Hoje é o teu dia, Poeta! Mas por que hoje? Posto que sofres todo dia, por que somente hoje serias reverenciada? Se choras todos os dias, por que somente hoje és lembrada? Poeta! Eu vos saúdo neste dia que te dedicaram, mas reverencio sobretudo a tua força e a tua coragem de ressurgir a cada dia; de recomeçar a cada dia; apesar de não raro te faltar o apoio, a sustentação afetiva e a compreensão dos mais próximos, inclusive dos que exploram essa força mesma. Avante, Poetas! Sigam em frente, transformando a dor em versos. Coragem... eis o vosso nome!

Descobri meu gosto por escrever poesia em 2005. Era a fase áurea do Orkut e eu não poderia deixar de aderir ao fascínio das redes sociais. Conheci alguns poetas e, lendo seus poemas, achei que poderia escrever também. Comecei escrevendo textos, que em última análise seriam poemas em prosa. Com o tempo descobri o Cordel e me lancei nesse gênero.

Escrevi também muitos Sonetos e Trovas e com o passar dos anos fui aprimorando técnica e estilo. Filiei-me ao site Recanto das Letras. Certo dia, percebi que já tinha um número considerável de poemas. Foi quando decidi reunir meus trabalhos em um livro. Afinal, são muitos anos de dedicação quase que diária a esse ofício, que há muito deixara de ser mera diversão. E eis que ora tenho em mãos o produto final desses anos de trabalho e é com grata satisfação que o entrego ao prezado leitor. São versos simples, fruto de vivências, sonhos, amores e esperanças. A cada leitor, meu carinho e minha gratidão.
Eliana Calixto

Eliana é brasileira, carioca, residente em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Formada em medicina em 1973, começou a escrever poesia em 2005. Castro Alves é o seu ídolo brasileiro. Pablo Neruda e Florbela Espanca, seus ídolos do mundo afora. Mãe de dois filhos e avó de um neto nascido em 2014, além da Medicina e da poesia, tem ainda uma outra paixão: O Flamengo, seu time de coração. Enfim, uma mulher apaixonada, eis tudo!

Serviço:

Poemas na Noite
Eliana Calixto
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3859-1
Formato 14 x 21 cm 
192 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home