A CIDADE ALÉM DO ARCO-ÍRIS / Academia Jacarehyense de Letras

As palavras e os sonhos - A beleza mítica do arco das sete cores, que em certas condições enfeita o céu, mexe com a imaginação de artistas provocando esperanças, sonhos e desejos. O título da presente coletânea, “A cidade além do Arco-Íris”, inspirado no instante registrado em foto pela acadêmica benemérita Wener Faria Cappelli, em Jacareí, reflete essa experiência.

É o momento mágico em que cronistas, poetas e contistas produzem trabalhos que, com textos carregados de simbolismo, transcendem limites da razão. Sempre é preciso ir além do significado comum das palavras se o objetivo for viver um grande sonho ou realizar um forte desejo. Esse “ir além” significa, fundamentalmente, mudança radical da visão de mundo e sen-timento das coisas que só a literatura proporciona.

Em bom momento, portanto, a Academia Jacarehyense de Letras e a parceira Editora Scortecci unem-se para apresentar este trabalho singelo. Ele mostra como os acadêmicos participantes veem com olhos da alma o local em que habitam. O nome da cidade tem importância apenas referencial porque, em se tratando de sonhos a realizar, basta apenas ser “o” local; um lugar entre o poeta e o Arco-Íris. Muito além? Quase sempre, nem tanto.
Acadêmico Benedito Veloso - Cadeira nº 8 – Patrono: Cônego Antônio Borges

Jacareí completou 362 anos em 2014 e, para comemorarmos seu aniversário, a Academia Jacarehyense de Letras resolveu prestar-lhe esta homenagem, neste ano em que também completamos dez anos. Esta coletânea reúne textos dos acadêmicos sobre a nossa querida Jacareí, Athenas Paulista, Berço da Cultura e do Saber. Ao virar as páginas deste livro, o leitor conhecerá cada um dos escritores e sua estreita relação com Jacareí.

Há um pedaço da história de cada acadêmico compondo a história da cidade. Lembramos como era o namoro na praça no início do século XX, as personalidades que fizeram a nossa história, os lugares mágicos e encantadores, as suas praças, o Viveiro Municipal, o Museu, os paralelepípedos em suas ruas de bucólica inspiração poética e tantos outros lugares. Renovamos nossos laços de amor com a nossa cidade ao narrarmos com todo carinho cada ponto escolhido. Na cidade além do Arco-Íris, todos os dias, nasce um escritor, um músico, um cantor.

A valorização da cultura é fator fundamental para que isso aconteça. Por isso, resolvemos compartilhar a magia da nossa cidade e contar um segredo: Todo aquele que bebe das águas do Rio Paraíba do Sul, que corta o coração de Jacareí, nunca mais se esquecerá dela, porque ao tomar a água temperada com poesia, sua alma é tocada pelo amor e um coral de anjos dizem amém! Impossível não registrar na memória seus maravilhosos ipês e imaginar as almas de seus poetas flutuando sobre suas flores amarelas, brancas ou rosa. Trouxemos a magia do nosso lar e apresentamos o nosso pote encontrado além do Arco-Íris: um tesouro de poesia e amor!
Salette Granato - Presidente da Academia Jacarehyense de Letras Cadeira nº 10
Patrono: Roberto Donizete de Souza

Serviço:

A Cidade Além do Arco-Íris
Academia Jacarehyense de Letras

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3688-7
Formato 14 x 21 cm 
64 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home