A FONTE / Élcio Mário Pinto

A vida, suas muitas experiências e a fé. Eis o conjunto de acontecimentos que provocaram o nascimento deste livro. De tantos ensinamentos das romarias para Iguape, os que acreditam olham para o Senhor Bom Jesus e se convencem do que fazem. Para os que dizem não acreditar, ficam admirados com a fé compartilhada pelos romeiros.

Ser romeiro é ter força para resistir diante dos desafios, diante do cansaço e das dificuldades de todo um ano, de toda uma vida. Quando tudo isso é colocado diante do Senhor Bom Jesus de Iguape, seja em seus altares, seja em suas procissões pelas ruas da cidade, até as dores ficam menores do que são. Iguape atrai muita gente. Pessoas com os mais diferentes objetivos, mas é a fé que dá vida a todos os seus cantos e ambientes, inclusive, aos seus pontos turísticos. Para mim que sequer conhecia a cidade antes da família Rocha Leite, ficam grandes lições: a tolerância, a convivência de harmonia, a dedicação e o diálogo. A você leitor(a), junto de todas as histórias e vidas aqui apresentadas, deixo este convite: venha para Iguape e deixe que seu coração veja a riqueza daquilo que nem as palavras conseguem transmitir.
O AUTOR

CAIQUE FERRAZ está com onze anos. Mora em Sorocaba/SP e faz o 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, o “Estadão”. Menino de muitas habilidades. Além de estudar espanhol e inglês, também conhece o caratê e participou de projetos como “Leitura Viva” e jogos de raciocínios. Está aprendendo a tocar violão e faz questão de arrumar o próprio quarto e seus brinquedos. Gosta de desenhar e fazer limpeza em sua casa, ajudando seu pai a lavar o carro e sua mãe na cozinha. Também gosta de dançar, dos esportes, da natação e da corrida. Sabe fazer pesquisas na internet e digitar seus trabalhos escolares. Para divertir-se, prefere jogar bola e assistir filmes. Aceita o limite de idade da censura. Já participou de teatro, circo e prefere fazer mímicas. Atualmente, está fazendo curso de Mediação Infantil na Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região – LEXMEDIARE – Ltda. Aceitou fazer as ilustrações como mais um trabalho a ser publicado. Pretende continuar desenhando para novas publicações. Sua experiência com as imagens começou com o livro Cronicranças 1 – Crônicas para crianças: perguntanças e resposteiras e Fale, Criança! Uma Proposta de Mediação Infantil.

O Prof. ÉLCIO MÁRIO PINTO, carinhosamente chamado de “Babu” pelo seu afilhado Caique, aprendeu a escrever na “Escola Estadual Dr. Fortunato de Camargo” e formou-se Professor na Escola Estadual “Ivens Vieira”, ambas de Angatuba, sua terra natal. Já em Sorocaba e São Paulo, fez as licenciaturas em Filosofia e Pedagogia e Bacharelado em Teologia. Para aprender mais sobre as crianças, fez Pós-Graduação em Educação Infantil e para ajudar os professores, seus colegas de trabalho, fez Direito Educacional. Em 2014 completou 21 anos na Educação Básica Pública. Da sua paixão pela Filosofia, conheceu a Mediação como método adequado e extrajudicial de resolução de conflitos e na sua dedicação à Pedagogia, aplica seus princípios na área educacional através dos projetos desenvolvidos pela LEXMEDIARE que é a Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região. Ampliando sua formação educativa, cursou Tutoria em Educação à Distância pela PUC do Rio Grande do Sul e pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro em parceria com o LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino, do qual foi Tutor entre 2012 e 2013. Trabalhou como Professor, Coordenador e Diretor de Escola na Rede Estadual de Ensino de São Paulo até 2010. Desde 2011 é Supervisor na Rede Pública Municipal de Ensino de Votorantim/SP. Identificando-se com a Natureza, descansa a cabeça e os pés quando mexe com a terra.

Serviço:

A Fonte
O Forasteiro, O Romeiro, A Penitente, O Turista e o Viajante
Élcio Mário Pinto
Ilustrações: Caique Ferraz

Scortecci Editora
Histórias de Vida
ISBN 978-85-366-3894-2
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home