A CHAVE DA MEMÓRIA / René de Barros

Onde reside a chave que destranca e liberta nossas memórias? Não sei se esta é a pergunta certa. Para usar a chave, é preciso chegar até a fechadura. Então... onde fica a porta? Nada disso importa aqui, nesta primeira obra publicada de René de Barros. Com a força de seus poemas cuidadosamente elaborados, desnudos também ficamos – eu, você, nós, anônimos e desconhecidos, mas companheiros e solidários, numa jornada interior em que memória é mais que lembrança ou reminiscência, ela própria é chave do tempo que nos define e identifica.

“Entre ventanas e libros
Estou eu, está você, estamos nós
Breves e anônimos
Como bolhas de sabão.”
(de “Entre ventanas e libros”)

A Chave da Memória nos oferece um retrato do atento olhar do escritor a muito do que o permeia em seu cotidiano. Seu texto, de primorosa e provocativa harmonia, transporta-nos sinestesicamente, em alguns momentos, às lembranças, não só suas, mas às nossas próprias.

“O cheiro do café inebriava o ar matinal.
Lá fora, o aroma das gotas de orvalho
Da derradeira noite exalava em profusão.”
(de ‘‘Menino Tempo’’)

Pleno em sua espontaneidade, em tom paradoxal e perturbador, entre memórias ora doces, ora amargas, René de Barros foi capaz de revelar sentimentos e sensações do seu eu mais puro através da intensidade e força de sua palavra. E, embora despretensiosa dessa intenção, A Chave da Memória inevitavelmente destrancará memórias e sensações de outrora em muitos leitores.
Sônia Neves

René Wagner Pereira de Barros nasceu em 17 de março de 1963, na cidade de Mogi das Cruzes, que em tupi significa “rio das cobras”. Professor de Língua e Literatura das redes pública e privada; Pós-graduado em literatura brasileira moderna, ministrou cursos junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; foi membro da APLL (Associação dos Professores de Língua e Literatura), entidade vinculada à Universidade de São Paulo; orienta e coordena projetos interdisciplinares; e mais recentemente atuou na área de produção cultural. A Chave da Memória é seu livro de estreia.

Serviço:

A Chave da Memória
René de Barros
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3749-5
Formato 14 x 21 cm 
82 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home