Receba nossa Newsletter: Nome Email

SENTINDO NA PELE / Olga Aparecida Matsui

Este livro conta a emocionante trajetória de Olga ao enfrentar seu pior inimigo: o vírus da hepatite C. Alguns anos após descobrir que é portadora do vírus, iniciou o árduo tratamento para eliminar a doença, que enfrentou com muita perseverança, garra e determinação. Além de contar sua história desde o dia em que descobriu a doença, a autora ajuda os portadores e familiares a enfrentar este período com otimismo e bom humor.

Uma batalhadora de fibra, uma bela experiência de vida

Sentindo na Pele – O dia a dia do tratamento da Hepatite C é um trabalho emocionante, voltado aos portadores de hepatite C com um testemunho corajoso. A autora trabalhou na prefeitura e em outros locais na área de saúde. Há anos organizou em Atibaia (SP) um grupo de apoio a familiares e pacientes portadores do vírus, do qual participei como jornalista, divulgando as atividades. O livro é uma ferramenta que Olga criou para seguir ajudando os pacientes a enfrentar o longo e difícil tratamento. Modesta, bem-humorada, profundamente batalhadora, Olga sabe que atingiu sua meta humanitária. A autora explica que as “reações medicamentosas são muito severas, variadas e diferentes de um paciente para outro. Mas nada insuportável, respeitando sempre o limite de cada pessoa.

A compreensão das pessoas que acompanham também é muito importante para uma boa recuperação. Espero que, através da minha experiência, este livro sirva para ajudar os pacientes e familiares a superar os obstáculos que encontrarão. Para os profissionais da saúde, acredito que a leitura os aproximará do paciente, possibilitando-lhes oferecer maior apoio psicológico”. Só podemos concordar com o Dr. Focaccia: “a obra, ainda que singela, é profundamente humana, indo muito além do que a autora possa imaginar”. Para ele, a leitura do livro deveria ser “obrigatória a toda a comunidade: médicos, gestores de saúde, população em geral, leitores preocupados com as coisas do ser humano”. É esta bela experiência de vida que os leitores podem conhecer neste livro.
Luiz Gonzaga Neto - Jornalista

Olga Ap. Matsui nasceu em Tupã (SP), na década de 40, e aos 3 anos mudou-se para Atibaia (SP), onde reside até hoje. Desde pequena, sempre foi muito curiosa, querendo saber tudo sobre a saúde das pessoas. Na década de 80, incentivada pelos filhos, voltou a estudar e formou-se Técnica de Enfermagem. Trabalhou na saúde pública e em hospitais da região até 2011, quando teve que iniciar o tratamento contra o HCV, vírus causador da hepatite C. Provavelmente adquiriu o vírus através de algum procedimento no trabalho – ossos do ofício. Este livro relata o dia a dia de seu tratamento e tem o objetivo de auxiliar pacientes e seus familiares no enfrentamento da doença.

Para uma mãe, filhos são pequenos e frágeis, mesmo depois de atingirem a maturidade e a vida adulta. Tenho dois filhos, o menino Rogério e a menina Kátia. Minha filha se superou, fazendo o papel de mãe cuidadora, guiando-me e acompanhando-me durante a dura realidade que enfrentei ao longo do tratamento contra a hepatite C. Mostrou sua capacidade e companheirismo com muita dedicação e bom humor! Sem a sua presença, tudo teria sido muito mais difícil.
Olga Ap. Matsui

Serviço:

Sentindo na Pele
O Dia a Dia do Tratamento da Hepatite C
Olga Matsui

Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-3716-7
Formato 14 x 21 cm 
84 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home