A RECEPÇÃO DE EÇA DE QUEIRÓS NO BRASIL / Cristiane Navarrete Tolomei

A obra "A recepção de Eça de Queirós no Brasil (Leituras do século XX)" traz uma reflexão em torno da crítica literária brasileira sobre o autor português Eça de Queirós. O livro divide a fortuna crítica queirosiana em três partes: a primeira, analisa as publicações de 1878 a 1942, tomada como a crítica seminal sobre Eça; a segunda, centra-se nas leituras críticas durante a comemoração do centenário de nascimento do autor, 1945; e a terceira, as leituras que rompem com a crítica seminal, produzindo releituras acerca de Eça, de 1945 a 2000. Além disso, há a análise das fases da obra de Eça, que resultaram nos estudos sobre o autor português nos manuais de literatura do Ensino Médio no Brasil.

Livro que reúne uma significativa fortuna crítica brasileira sobre o autor português Eça de Queirós do século XX, observando o que escreveram sobre o autor em momentos distintos e com abordagens também diferentes, verificando como a crítica seminal lançou as primeiras diretrizes que, ainda hoje, são tomadas como fundamento da imagem mais vulgarizada do escritor no Brasil e como isso contribuiu para a imagem “midiática” do autor.

Ademais, é importante salientar que, ao tomar-se aqui a crítica queirosiana brasileira de forma independente da portuguesa – ou da internacional –, isso se faz apenas como uma estratégia metodológica para viabilizar uma leitura histórica em larga escala. Desse modo, a crítica brasileira sobre o autor é aqui tomada como indício da crítica queirosiana como um todo, fazendo com que funcione como uma espécie de metonímia da crítica sobre o autor português, sem pretender caracterizar sua especificidade e desconsiderar a importância da crítica portuguesa e internacional no delineamento da imagem contemporânea do escritor.

A recepção de Eça de Queirós no Brasil (Leituras críticas do século XX) é uma incursão ao mundo queirosiano empreendida com vagar e propriedade por Cristiane Navarrete Tolomei. A pesquisadora, partindo da crítica queirosiana produzida no Brasil, delineia três grandes momentos da crítica brasileira a respeito de Eça de Queirós: o primeiro contempla a crítica escrita por Machado de Assis, de 1878 até 1942; o segundo momento apresenta as diversas releituras dos textos fundadores entre as efemérides de 1945 e de 2000; e o terceiro apresenta as publicações que inauguram novas abordagens a respeito da vida e da obra do escritor português.

A perspectiva que nos é oferecida por Cristiane Navarrete Tolomei realça o interesse por compreender quem na realidade foi Eça de Queirós e o que ele produziu. A refinada ironia do realista português, sua capacidade de criar personagens tão diversos e, ao mesmo tempo, tão autênticos são elementos que foram confrontados pela aguçada percepção da pesquisadora, na qual voltou seu interesse a analisar olhares sobre a vida e obra de Eça de Queirós e convidando a (re)leituras de obras como O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Os Maias, A Ilustre Casa de Ramires e A cidade e as Serras, para citarmos algumas das magistrais obras do escritor lusitano.
Profª Drª Cláudia Maria Fernandes Corrêa

Cristiane Navarrete Tolomei é graduada em Letras pela UNESP, de São José do Rio Preto, onde obteve o título de mestrado na área de Teoria Literária. Realizou Doutorado pela USP na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Atualmente, realiza o pós-doutoramento junto à UNESP, de Assis, sobre a recepção de Eça de Queirós em periódicos. No campo da produção científica, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e realizando publicações cuja temática envolve, especialmente, a literatura comparada e a fortuna crítica queirosiana brasileira e portuguesa. Organizadora do livro Literatura, linguagem e ensino: momentos de reflexão (publicado em 2011) e autora de diversos artigos e ensaios sobre teoria literária e literatura portuguesa.

Serviço:

A Recepção de Eça de Queiróz no Brasil
Leituras Críticas do Século XX
Cristiane Navarrete Tolomei

Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-85-366-3865-2
Formato 16 x 23 cm 
224 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home