MORFOLOGIA E SINTAXE / Gabriel Broedel Tatagiba

O livro Morfologia e Sintaxe-novas classificações tem como objetivo maior atualizar a gramática tradicional atualizando as existentes e classificando novas palavras e termos usados no cotidiano de nossa língua.

Estamos fazendo uma proposta alternativa de classificação de morfologia e sintaxe, como seriam possíveis terceiras propostas. No próprio livro mostramos que há existência de sintaxe dupla ou tripla, o que quer dizer que, mesmo diante de um critério, não existe nada “absoluto”. As propostas principais do livro são mostrar novas funções, desconsideradas pela gramática, e suas classes, e ao mesmo tempo reclassificar o que consideramos artificial, como é o caso da classe de palavra numeral.

Em sintaxe, não abolimos nenhum termo da oração, mas adicionamos novos, bem como reclassificamos outros. Essas novas classificações, em nosso ponto de vista, por seguirem não a tradição, mas sim a função das palavras, com critérios passionais, sim, mas não baseados apenas na repetição, são mais coerentes. Não são, porém, verdades absolutas.

Por fim, também atentamos para maneiras informais de comunicação, considerados “neologismos” ou simplesmente erros, e os sistematizamos. É o caso da palavra “assado”, quando faz oposição a “assim”, e “aquiloutro”, quando queremos usar pronome demonstrativo indefinido.

Também damos importância ao uso do verbo “ter” no sentido de existir e como isso implica na existência de um sujeito considerado inexistente, além de propor uma nova interpretação para um tipo de oração sem sujeito. Esperamos ter contribuído para o debate.

Gabriel Broedel Tatagiba nasceu em 1º de julho de 1986. Filho dos escritores Luiz Fernando Tatagiba e Dalva Broedel, sempre se interessou pela área de Letras. Estudante de Letras, começou a fazer pesquisas intensivas aos dezessete anos, em 2002, e a reformular a gramática. Hoje, continua suas pesquisas na área de gramática, além de atuar como revisor e professor particular de português.

Serviço:

Morfologia e Sintaxe
Novas Classificações
Gabriel Broedel Tatagiba
Scortecci Editora
Gramática
ISBN 978-85-366-3794-5
Formato 14 x 21 cm 
320 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home