FALE, CRIANÇA! / Adriana da Rocha Leitte / Élcio Mário Pinto

CAIQUE FERRAZ nasceu em 2003. Sorocabano de nascimento, sua família é de origem Itaporanguense. Aluno do 6º ano da Rede Pública de Ensino em Sorocaba/SP na Escola Estadual “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”. Declara que não gosta de não ter o que fazer, por isso, estuda Espanhol e Inglês, participa de teatro, circo e mímica.

Também é aprendiz de violão. Sente-se um verdadeiro peixe quando está na água, que é seu lugar predileto. Viajante por natureza já conhece Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, além do litoral paulista. É Mediador Infantil e participante do Projeto “Fale, Criança!” na LEXMEDIARE LTDA. Participou do Projeto “Leitura Viva” e Jogos de Raciocínio na Escola Municipal “Prof. Irineu Leister” de Sorocaba/SP. Foi Ilustrador do livro CRONICRANÇAS 1 – Crônicas para Crianças: Perguntanças e Resposteiras (2013) de autoria de Élcio Mário Pinto.

ADRIANA ROCHA, como gosta de ser chamada, declara que começou sua vida acadêmica antes de ir à escola. Quando lá chegou, já tinha um bom começo de leitura e escrita graças às histórias em quadrinhos e à sua mãe, Nice, que tocava violão e fazia composições (a menina ajudava). Da isolada escolinha do Bairro São Roque (Itapetininga/SP) para o Ensino Fundamental e Médio na mesma cidade, não fazia qualquer separação entre estudar e viver. Deixou sua cidade aos dezessete anos (tempos difíceis) e morou sozinha em Tatui/SP. Encontrou-se no Direito enquanto buscava pelo justo e pela Justiça. Após a conclusão do curso em 1997 (FADI-Sorocaba/SP), exonerou-se do trabalho nos Correios. Iniciou a vida profissional como advogada com preferência pelas questões familiares. Com esta decisão, a partir de 2006 estudou os princípios da Mediação como método adequado de resolução de conflitos, ao qual acrescentou a palavra “autoral”, ou seja, as partes envolvidas são autoras e decidem o que lhes é melhor. Nesta área, fez e faz diversos cursos pela Escola Paulista de Magistratura. Atua como Mediadora Judicial em Sorocaba nas Varas de Família e no CEJUSC e é presidenta e sócia fundadora da LEXMEDIARE, a Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região. Somando-se aos cursos e palestras nesta instituição, em 2012 concluiu a Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pelo LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino – em parceria com a Universidade Federal Fluminense/RJ.  Vê no bom humor uma das maiores qualidades humanas. Acredita que pelo diálogo é que crescemos e nos fazemos mais e melhores.

ÉLCIO MÁRIO PINTO decidiu-se pelo curso de Magistério em Angatuba/SP tornando-se Professor em 1984 depois que estudou nas Escolas Estaduais “Dr. Fortunato de Camargo” e “Ivens Vieira”. Em ambas aprendeu a máxima: ouvir a criança. Depois estudou Filosofia em Sorocaba/SP, Teologia e Pedagogia em São Paulo. De volta a Sorocaba fez outros cursos: Direito Educacional para compreender sobre as leis aplicadas ao Ensino e Educação Infantil para aprender mais sobre o universo das crianças. E por falar nelas, quando trabalhava como Professor e Coordenador Pedagógico na Rede Pública Estadual de Ensino (1996-2005), vistava os cadernos como incentivo aos alunos para que estudassem. Era o que mais gostava de fazer. Foi assim que depois de se tornar Diretor de Escola (2006-2011) começou um trabalho diferente de ouvir e envolver as crianças. Hoje, como Supervisor em Votorantim desde 2011, incentiva as escolas para que abram seus espaços e deixem que as crianças se manifestem. E por falar nisso, em 2013 publicou seu primeiro livro – Cronicranças 1 – Crônicas para Crianças – Perguntanças e Resposteiras, uma coletânea de histórias, todas verdadeiras, que contam as vidas e as manifestações de muitas crianças. No mês de março de 2014 completou 21 anos de trabalho na Educação Pública e com as crianças quer comemorar oferecendo esta obra pioneira para ouvir, mostrar e sugerir alternativas de convivência a partir do diálogo. Tudo pela paz!  Mas, com uma diferença: antes de tudo, tem que ouvir a criança!

Serviço:

Fale, Criança!
Uma Proposta de Mediação Infantil
Adriana da Rocha Leite
Élcio Mário Pinto
Ilustrações: Caique Ferraz

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-3767-9
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home