CRÔNICA DE CATACUMBAS / DEPOIS DO DILÚVIO / Alcides Ribeiro J. da Silva

São dois textos de gêneros literários diferentes no mesmo livro. CRÔNICA DE CATACUMBAS narra a luta dos rebeldes de Libertama, denominados retrossociais, contra a ditadura de Kestrel III, no ano de 2050. Propõe-se uma reflexão sobre o individualismo e o coletivo, o egoísmo e a solidariedade, a técnica e a tradição, o Ter e o Ser. Depois da derrota na Guerra Civil, os rebeldes que lutavam por valores humanistas e democráticos refugiam-se nos subterrâneos de Kestreland para sobreviverem à ditadura kestrelense.

Dois jovens: Lisandro, espião de Catacumbas na superfície, e Albe, agente do Império que tem a missão de localizar os redutos dos rebeldes para exterminar de vez a minoria que contesta o poder de Kestrel III, entregam-se a um romance impossível devido ao conflito entre dois povos inimigos. Lisandro e Albe, Hermes e Aracê envolvem-se em um conflito que parece não ter fim, em que predominam posições sectárias, lutas pelo poder, traições e desejo de vingança. Será que nesta crônica inacabada haverá lugar para o Amor, Paz e Liberdade?

DEPOIS DO DILÚVIO - FARSA DO BOM POLÍTICO é uma comédia, em ato único. Um político, Deputado Severo Mello, refugia-se na carroceria de um caminhão para fugir a enchente durante um temporal que fustiga a grande cidade. Discute com Justino, ajudante de caminhão. Inicia um debate"político" com dois estudantes, Braz e Zilda; um ladrão rouba-lhe as roupas; relaciona-se com um travesti, e vêm à tona as mazelas da política brasileira.

ALCIDES RIBEIRO J. DA SILVA nasceu em Palestina, noroeste do Estado de São Paulo, e reside na capital há mais de quarenta anos. Professor de ensino básico, lecionou Português e Literatura. Foi também orientador de sala de leitura, alfabetizador de jovens e adultos e Diretor de Divisão da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no governo de Luiza Erundina (1989). Aposentou-se na Prefeitura em 2003, e no Estado em 2011. Publicou dez livros, destacando-se dentre eles: Expulsos de campo (Editora do Brasil), O clarim e o sino (Editora do Brasil), Os rebeldes brotam da terra (FTD), Método de dissipar neblina (contos; Scortecci Editora) e Estações de Jaçanã (história e ficção; Scortecci Editora). Atualmente preside a ONG Geração Educadora que desenvolve projetos de alfabetização de adultos, reforço escolar, incentivo à leitura e de ações culturais e de cidadania.

ALCIDES RIBEIRO J. DA SILVA, autor da comédia Depois do Dilúvio (Farsa do Bom Político), é professor aposentado da Prefeitura e do Estado de São Paulo. Dedicou-se também à promoção do teatro nas diversas escolas em que lecionou na zona norte da capital, principalmente no bairro Jaçanã. Incentivou a formação de grupos teatrais em escolas. Junto com alunos e comunidade escolar, participou de mostras de teatro amador promovidas pela APEOESP (sindicato), pela Prefeitura ou pela comunidade em geral. Escreveu peças teatrais que foram montadas por alunos ou grupos de teatro amador, dentre elas: Rob, um robozinho rebelde; Lá vem o trem de Jaçanã...; O sol, amanhã de manhã; Cenas de vidas banais, e A arte de furtar. Também adaptou livros para o teatro infanto-juvenil: Caçadas de Pedrinho, e O Museu da Emília, de Monteiro Lobato; Angélica, de Ligia Bojunga Nunes, e Macunaíma, de Mário de Andrade. O autor sempre considerou o teatro um poderoso aliado dos educadores, não apenas como pretexto para o ensino de algumas disciplinas escolares, mas, principalmente, como uma arte que desenvolve a sensibilidade e a criatividade, estimula a comunicação humana e contribui para a formação da consciência crítica do cidadão. A peça Depois do Dilúvio, comédia em um ato, não foi escrita para ser representada para crianças em escolas. O tema, a linguagem e a encenação são indicados para um público na faixa etária a partir dos dezesseis anos.

Serviço:

Crônica de Catacumba
Depois do Dilúvio
Alcides Ribeiro J. da Silva

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3830-0
Formato 14 x 21 cm 
40 / 104 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home