O LUGAR E O TEMPO / Lucelena Maia

“Muitas pessoas nascem, vivem e morrem no mesmo lugar.  Outras são movidas pelas mais diversas circunstâncias a saírem de sua terra natal.” Assim, Anna inicia a narrativa. E segue... “Recosto o corpo na cadeira de balanço e deixo os olhos encherem-se da cidade, com as mãos tomadas por uma história iniciada há oitenta anos, quando eu, jovem austríaca de dezesseis, do Estado do Tirol, ouvi dizer do quinto maior país da terra a desenvolver acentuada política imigratória.”  Era início do século XX.

A Áustria vivia grave crise econômica, causada pela Primeira Guerra Mundial. O Ministro da Agricultura Andreas Thaler, através da Sociedade de Colonização no Exterior, e por convicções idealistas, motivou setecentos e oitenta e nove austríacos a emigrarem para o Brasil. “Entregamo-nos ao novo destino... ” O traçado em linha reta era o caminho, mas o acaso apresentou-lhes outro plano. Oitenta anos depois...

A autora usa de sensibilidade e elegância para mencionar a evolução dos fatos políticos e econômicos na Europa que provocaram o êxodo de milhares de europeus para outros continentes nas primeiras décadas do século XX. De uma forma feliz, através deste romance, Lucelena Maia conta a saga dos imigrantes que deixaram sua linda terra para se aventurarem a um destino e futuro imprevisíveis. Confere um toque de afeto e coragem à bela história da colonização austríaca na região, que veio a se tornar um pouco do Tirol em solo brasileiro.

Por ocasião do lançamento de um dos livros da autora, em Treze Tílias, tive a oportunidade de mostrar o exato local de meu nascimento a ela, na Rua dos Pioneiros, podendo abraçar as árvores que ainda estavam lá depois de muitos anos, e, sob cujas sombras, eu brincava nos primeiros tempos de minha vida. Com certeza, os leitores desta nova obra, da consagrada escritora paulista, terão momentos acolhedores através de suas personagens.
Luiz J. Gintner - Escritor Trezetiliense e Promotor Cultural

Lucelena Maia é natural de Uru (SP), administradora de empresas, poetisa e escritora. Em julho de 2003, lançou o romance Um Alvo Calculado, cuja segunda edição saiu em 2010. Em 2004, participou da Antologia Poética @teneu.poesi@, lançada na XVIII Bienal Internacional de São Paulo junto com outros poetas. Em 2005, lançou o romance Sombras de uma Profecia. Em 2008, o primeiro livro de poemas, Põe-te de Pé, Poeta! Ocupa a cadeira 13, patrono Humberto de Campos, da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP), em que é presidente – gestão 2013 / 2014. Ocupa a cadeira XXXIX da Academia Leonística Mineira e Brasiliense de Letras, tendo Guimarães Rosa como patrono. É membro do IAT – Instituto de Artes Cultura e Ciências do Triângulo. Contato com a autora:
lucelenamaia@hotmail.com

Serviço:

O Lugar e o Tempo
Lucelena Maia

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3926-0
Formato 14 x 21 cm 
204 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home