Receba nossa Newsletter: Nome Email

RUMO AO CENTRO / Pedro Curimba

Leide enfrutava, adquiria tempero. Aos poucos Tião passou a reparar no olhar cobiçoso dos caboclos que vez em quando passavam por lá. Leide saindo do rio, o vestido molhado acentuava as curvas que iam arredondando, virando mulher, embonitando... Tião mais de uma vez se surpreendeu reparando no banho da menina numa prainha do rio Guaporé. Desviava o olhar, medo que ela visse, mas mesmo sem querer reparava – peitos estufando, pelos engraunando, quadril alargando na cintura fina, pensamento voava nas noites longas. Nestes ermos homem pode virar bicho, pensava.

Chegou até a achar que a menina se exibia pra ele quando saía da água e ia se secar ao sol. Será? Seria? À noite espreitava a respiração dela; sono não vinha, maginando, apagando pensamentos, suspiros, divinava. Aumentava as doses de cachaça, acordava dolorido. Ainda tivesse a égua castanha, trocada pelo cavalo tordilho, quebrava o galho da falta de Severina ou Dagmar, que pra isso servia. Mas nada, jejum de fêmea, consolo de mão no mato, que de vaca não gostava, e com nelore era perigoso, sabia de mais de um caso triste.

Pedro Curimba foi um moleque magrelo, cachos despenteados, sempre descalço e caçando passarinhos com visgo, arapuca e estilingue; engoliu lambari vivo para aprender a nadar; um ar de cansado e uma preguiça lhe granjearam a alcunha de “caco-véio” desde menino. Treinou um galo de briga que afinou nas primeiras esporadas e fez seu tio perder uns cobres. Queria ser tropeiro e viajar para Goiás em lombo de mula, mas acabou fazendo História Natural e se apaixonando por algas marinhas. Hoje vive percorrendo rios do Brasil em uma canoa a remo, pitando, tomando cachaça, admirando a natureza e curtindo a solidão. Só decidiu publicar este livro, sem receio das críticas e de enfadar amigos, porque ninguém é obrigado a ler nada.

Serviço:

Rumo ao Centro
Crônicas e Quase Contos
Pedro Curimba

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3917-8
Formato 14 x 21 cm 
84 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home