
MANUAL DE RECOMENDAÇÕES
contra golpes e fraudes na comercialização de livros pela Internet
O canal oficial da Scortecci no "Marketplace" é o da Livraria do Mercado
RECOMENDAÇÕES
1) O preço de capa de um livro para comercialização é sugerido pela editora ou pelo autor. Para calcular o preço de capa, levam-se em conta as variáveis: formato do livro, número de páginas, ilustrações internas, tiragem (quantidade de exemplares), tipo de papel e encadernação.
2) Os descontos praticados pelos canais de comercialização (livraria e distribuidora), variam de 40% até 55% e incidem sobre o preço de capa do livro.
3) Um livro pode ser comercializado por qualquer preço, com lucro ou prejuízo, por pessoa física ou jurídica.
4) Editores e livreiros vêm tentando, desde 2015, a aprovação da Lei do Preço Único (Lei Cortez), que determina, para livros novos, desconto máximo de até 10% sobre o preço de capa, pelo prazo de 1 ano. A aprovação da Lei Cortez ajudará no combate a
fraudes, golpes e descontos abusivos que prejudicam o mercado livreiro.
5) A Internet está cheia de lojas falsas – que não existem, de fato – oferecendo livros da Scortecci e de outras editoras. Essas lojas agem basicamente de duas formas: a) praticando preços abusivos, quatro ou cinco vezes maior que o preço de capa; ou b) o inverso, oferecendo a obra com descontos de até 50%. Querem, na verdade, obter os dados do cliente para “cadastrar” e levantar o perfil de compra do usuário. Não são lojas de livros!
6) Quando um cliente compra um exemplar por meio de um link falso – mesmo com preço abusivo –, a falsa loja adquire a obra no mercado através de distribuidoras ou diretamente na logística da Scortecci, obtendo na venda um lucro exorbitante. O golpe é altamente lucrativo. Essas lojas trabalham com links patrocinados que, no sistema de busca da plataforma, aparecem sempre em destaque.
7) Onde é comum o erro: A prática é antiga e faz parte da cultura de muitos autores. Quando perguntado onde encontrar o livro para compra, respondem: na Amazon! Antigamente faziam o mesmo indicando a Livraria Cultura. As razões são muitas: facilidade, força da marca e entrega imediata. A Amazon é um canal importante, assim como foi no passado a Livraria Cultura. Vendas através da Amazon tem para o autor o pior retorno financeiro com taxa de consignação de 55% sobre o preço de capa contra 40% das Lojas da Scortecci.
8) Cuidado com links falsos e oportunistas. Na Amazon faça - sempre - a opção de compra através do link da Livraria do Mercado, loja moderna e responsiva, da Scortecci.
9) A Scortecci Editora tem três lojas na Internet: Livraria Scortecci, Pingo de Letra (livros infantis) e Livraria do Mercado. Comercializa no Marketplace, nas lojas: Amazon, Magalu, Estante Virtual e Outras. Atende sob encomenda através das distribuidoras Disal e Inovação as livrarias: Travessa, Martins Fontes e Outras.
9) A Scortecci Editora tem três lojas na Internet: Livraria Scortecci, Pingo de Letra (livros infantis) e Livraria do Mercado. Comercializa no Marketplace, nas lojas: Amazon, Magalu, Estante Virtual e Outras. Atende sob encomenda através das distribuidoras Disal e Inovação as livrarias: Travessa, Martins Fontes e Outras.
10) Recomendamos que utilizem e indiquem preferencialmente os links enviados pela editora.
Links oficiais das lojas da Scortecci Editora na Internet:
Links oficiais das lojas da Scortecci Editora na Internet:
https://www.livrariascortecci.com.br
https://www.pingodeletra.com.br
https://www.livrariadomercado.com.br
Mais informações com a Débora Alencar: WhatsApp: (11) 95520-3535.